III Jornada em Defesa da Reforma Agrária é realizada em Laranjeiras do Sul

Publicado em: 10 de maio de 2016 08h05min / Atualizado em: 18 de janeiro de 2017 10h01min

O Campus Laranjeiras do Sul sediou, na última semana, a III Jornada em Defesa da Reforma Agrária. Organizada por estudantes e professores, o objetivo foi promover o debate e a reflexão sobre a Reforma Agrária Popular e a luta de classes no país, discutindo alternativas para o desenvolvimento regional de forma sustentável. Durante os dois dias, o evento contou com 180 participantes – estudantes, professores da UFFS e da rede estadual de Ensino, acampados e assentados da Reforma Agrária da região.

A palestra de abertura foi realizada pelo dirigente nacional do Movimento de Trabalhadores Rurais Sem Terra, Gilmar Mauro, discutindo a importância da luta de classe e a questão agrária brasileira e problematizando, também, o papel da Universidade para o desenvolvimento do campo.

A Jornada teve atividades variadas como mesa de debates com militantes dos movimentos sociais do campo e lideranças indígenas da região; Feira da Reforma Agrária, na qual os agricultores familiares puderam expor seus produtos; e também o Cinedebate, com apresentação de filmes e documentários relacionados à luta pela terra.