Estudantes de Pedagogia participam de encontro de formação e imersão do Programa de Residência Pedagógica
Atividade foi realizada na Escola Municipal Florindo Pellizzari.

Publicado em: 10 de novembro de 2022 11h11min / Atualizado em: 11 de novembro de 2022 09h11min

Estudantes do curso de Pedagogia da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul integrantes do Programa de Residência Pedagógica (PRP) participaram de encontro de formação e imersão. A atividade foi realizada na última terça-feira (8), na Escola Municipal Vereador Florindo Pellizzari (Antigo Caic), em Laranjeiras do Sul.

Conforme a docente orientadora, professora Silvia Carla Conceição Massagli, “essa é a primeira vez que o curso de Pedagogia participa do PRP. O encontro teve como tema "Relações interpessoais: criando a identidade do Programa de Residência Pedagógica UFFS/LS".

O encontro foi realizado com todos os residentes (20), preceptores (4), diretora da escola e representante da Secretaria de Educação de Laranjeiras do Sul.

Programa de Residência Pedagógica
O PRP tem como base o princípio da imersão dos bolsistas/residentes nos ambientes profissionais de docentes, acompanhando suas rotinas profissionais. Nas escolas-campo, o residente deve participar dos eventos cotidianos, que envolvem: a formação continuada dos profissionais de ensino, aulas e atividades extracurriculares, reuniões de planejamento, conselhos de classe/ano/ciclo, encontros de avaliação institucional etc.

PRP do curso de Pedagogia
O PRP é um programa especial de estágios curriculares, desenvolvido pelo curso de Pedagogia da UFFS - Campus Laranjeiras do Sul para a formação de pedagogos que atuarão com professores e gestores educacionais. Esse Programa pretende superar a distância entre teoria e prática, usualmente, presente na formação desses profissionais. É uma modalidade inovadora de estágio baseada na participação sistemática de grupos de graduandos (bolsistas/residentes) em práticas pedagógicas nas escolas públicas de educação básica.

Entre os objetivos do PRP estão: aproximar a universidade da escola de educação básica por meio da inserção do licenciando residente no contexto escolar, estabelecendo um diálogo em regime de colaboração e a partilha de experiências pedagógicas; contribuir para a compreensão e a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos profissionais da educação, entre outros.

Galeria de Imagens: