Estudantes de Engenharia de Aquicultura são protagonistas em ações de programa de extensão
Atividades promovem a integração com a comunidade regional.

Publicado em: 17 de agosto de 2022 09h08min / Atualizado em: 18 de agosto de 2022 18h08min

Está em desenvolvimento, na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Laranjeiras do Sul, o programa Aquicultura em Extensão. A ação tem como objetivo divulgar o curso de Engenharia de Aquicultura e contribuir para o desenvolvimento da aquicultura na região.

Integram o programa os projetos de extensão: Aqui tem Cultura, Alimentos e Alimentação na Piscicultura e Estação de Aquicultura.

Projeto Aqui tem Cultura
Desenvolve atividades na comunidade regional, em que os estudantes, sob a orientação dos docentes, são protagonistas.

Entre as ações promovidas estão: divulgação do curso com elaboração de material técnico; preparação de aulas para estudantes do ensino médio; divulgação de informação nas redes sociais, programas de rádio, em stands de feiras agropecuárias, entre outros. Além disso, o projeto prevê a organização de eventos acadêmicos, atividades culturais e visitas técnicas em instituições públicas, privadas, feiras e eventos da área, com intuito de integração com profissionais técnicos e lideranças da área.

As ações do projeto têm como intuito colaborar com a formação técnica e ética dos estudantes e promover a interação com a comunidade regional, em especial estudantes de ensino médio e seus pais/responsáveis, agricultores e a comunidade indígena da região.

Projeto Alimentos e Alimentação na Piscicultura
Prevê a realização de levantamento e análises comparativas da composição química das principais rações para peixe encontradas no mercado local e de frutas nativas da região, para possível incorporação das frutas na ração ou alimentação in natura dos peixes.

Além disso, o projeto pretende ofertar capacitações para produtores familiares rurais da região, sobre os cuidados necessários quanto à nutrição e alimentação em piscicultura, para que a atividade seja desenvolvida de forma eficiente e sustentável. Adicionalmente, os acadêmicos envolvidos terão oportunidade de aprimorar e ampliar seus conhecimentos em nutrição e alimentação em piscicultura e serão protagonistas nas ações de capacitação.

Projeto Estação de Aquicultura
Projeto prevê a participação dos discentes nas rotinas da Estação de Aquicultura do Campus Laranjeiras do Sul e a preparação e execução de “dias de campo” para agricultores, abordando as temáticas: povoamento dos animais aquáticos, alimentação, biometrias, despescas, análise da qualidade de água e sistemas de produção de peixes.

Espera-se que o projeto contribua para a disseminação de informações sobre o curso de Engenharia de Aquicultura na região e contribua para o aumento da compreensão sobre questões técnicas da área de aquicultura por parte dos agricultores e demais interessados.

Ações
Entre as atividades já desenvolvidas pelo programa, estão: participação na Feira do Peixe Vivo de Laranjeiras do Sul, apresentações para estudantes do ensino médio e visitas técnicas em propriedades de piscicultores da região e na terra indígena Rio das Cobras.

Além de divulgar a Engenharia de Aquicultura, as atividades têm como foco promover a integração dos acadêmicos da UFFS com piscicultores e com os estudantes de ensino médio da região. A integração também se deu com a Banda Municipal de Laranjeiras do Sul e com outros atores do universo da cultura, em uma oficina de voz.

Foram produzidos podcasts, vídeos e promovidos dois eventos:  Trajetórias na Engenharia de Aquicultura e  Dia do Engenheiro de Aquicultura, com a participação de discentes, docentes e egressos de cursos de Engenharia de Aquicultura de diversas instituições do ensino superior do país. O evento “Dia do Engenheiro de Aquicultura” e outros vídeos estão disponíveis no canal Engenharia de Aquicultura – UFFS no YouTube.

Galeria de Imagens: