Estudantes de Agronomia ministram oficinas sobre sistemas de criação e cultivo de base ecológica
Temas foram demandados pelos agricultores visando solucionar problemas.

Publicado em: 29 de agosto de 2022 12h08min / Atualizado em: 30 de agosto de 2022 19h08min

Estudantes matriculados nos componentes curriculares  Agroecologia Aplicada, Extensão Rural e Prática de Campo IX, do curso de Agronomia da UFFS - Campus Laranjeiras do Sul, ministraram uma série de oficinas sobre sistemas de criação e cultivo de base ecológica para grupos de agricultores da região da Cantuquiriguaçu.

Os temas abordados foram demandados pelos agricultores, com interesse em solucionar problemas enfrentados no dia a dia. Dessa forma, as oficinas tiveram como objetivo levar conhecimento e tecnologia para os produtores, visando resolver os problemas e promover melhorias em seus sistemas de cultivo ou de criação de base ecológica.

Para executar as atividades, os estudantes foram instigados a estudar e propor soluções para problemas enfrentados pelos agricultores em seus sistemas produtivos. Além disso, preparam materiais e planejaram as etapas da atividade, adotando metodologias adequadas para o perfil dos grupos de agricultores. A realização desse tipo de atividade contribui para a formação dos estudantes e também para atuação como extensionistas rurais.

As oficinas foram ofertadas entre os dias 30 de julho e 27 de agosto e abordaram os seguintes temas: Planejamento e produção de hortaliças orgânicas; Caldas e biofertilizantes para olericultura orgânica; Alimentação alternativa na bovinocultura de leite; Produção de mudas de hortaliças; Manejo em cultivo de mandioca (cobertura verde); Implantação de agrofloresta didática; Produção de hortaliças orgânicas e Alimentação alternativa para aves. As atividades foram supervisionadas pelos professores Manuela Franco de Carvalho da Silva Pereira e Julian Perez Cassarino.

Participaram das atividades agricultores da Associação Santo Antônio de Pádua, Associação Colônia União e Associação Terra Livre (Recanto da Natureza) de Laranjeiras do Sul, Cooperativa de Agricultores de Marquinho, Escola Herdeiros do Saber e dois grupos de agricultores do Acampamento Herdeiros da Terra, em Rio Bonito do Iguaçu e Nova Laranjeiras.

A realização das atividades contou com apoio dos grupos de agricultores, da Prefeitura de Laranjeiras e do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR Paraná).

Galeria de Imagens: