Estudantes de Agronomia da UFFS – Laranjeiras do Sul ministram oficinas técnicas para agricultores
As atividades foram viabilizadas pela parceria estabelecida entre a UFFS, o IDR Paraná e os grupos de agricultores

Publicado em: 24 de julho de 2023 09h07min / Atualizado em: 25 de julho de 2023 10h07min

Durante os meses de junho e julho de 2023, estudantes do curso de agronomia vinculados aos componentes curriculares Extensão Rural, Prática de Campo IX e Agroecologia ministraram oficinas técnicas para grupos de agricultores da região do entorno do Campus Laranjeiras do Sul.

Essas oficinas aconteceram como forma de proporcionar uma experiência de extensão rural aos estudantes, que desenvolveram habilidades profissionais ao mesmo tempo que contribuíram com demandas dos agricultores da região.

A identificação de grupos de agricultores e dos temas de interesse ocorreu em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná, que também acompanhou e auxiliou na realização das oficinas.

Oficinas e locais de realização:

  • Silagem de capim capiaçu - pré-assentamento Herdeiros da Terra, Rio Bonito do Iguaçu;

  • Produção de mudas orgânicas de hortaliças - assentamento Passo Liso, Laranjeiras do Sul;

  • Boas práticas de manipulação de alimentos - Monjolo, Nova Laranjeiras;

  • Sistema de plantio direto de hortaliças (SPDH) - município de Marquinho;

  • Certificação orgânica -  Associação de Produtores Orgânicos de Quedas do Iguaçu;

  • Produção orgânica de alho - pré-assentamento Vilmar Bordin, Quedas do Iguaçu;

  • Sistemas agroflorestais - pré-assentamento Dom Thomás Balduíno, Quedas do Iguaçu.

O trabalho dos estudantes no preparo e condução das oficinas foi orientado pelos professores Manuela Franco de Carvalho da Silva Pereira, Leonardo Pereira Xavier e Julian Perez Cassarino. Para os professores, esse contato com a realidade faz com que os estudantes desenvolvam habilidades que vão além do conhecimento agronômico em si, os estudantes aprendem a conduzir atividades educativas para agricultores, aplicando técnicas de trabalho em grupo e de comunicação, capacidades que são fundamentais para profissionais de agronomia. 

Além da importância na formação dos estudantes, essas oficinas atendem demandas levantadas por grupos de agricultores. É uma forma da Universidade contribuir com o público que está em seu entorno, aproximando os conhecimentos científico e popular.

Galeria de Imagens: