Engenharia de Aquicultura da UFFS realiza visita técnica

Publicado em: 26 de outubro de 2011 09h10min / Atualizado em: 01 de fevereiro de 2017 09h02min

Na última sexta-feira (21), os alunos da 4ª fase de Engenharia de Aquicultura da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Laranjeiras do Sul, acompanhados da coordenadora do curso, Maude Regina de Borba, e pela coordenadora acadêmica do campus, Betina Muelbert, realizaram, na disciplina de Projetos Integradores, uma visita técnica à Fábrica de Ração para peixes, a Algomix, no município de Ouro Verde do Oeste - PR e à Empresa de Produção de Alevinos, a Akna, no município de Toledo – PR.

A visita teve como objetivo integrar os conteúdos das disciplinas do curso e articular a teoria com a prática valorizando a investigação coletiva. De acordo com a coordenadora acadêmica, Betina Muelbert, para a realização da visita os alunos se dividiram em grupos para encontrar uma empresa do setor aquícola: fábrica de ração; produtor de alevinos; engorda; processamento; equipamentos e pesque e pague. Posteriormente, os grupos consultaram professores de outras disciplinas da fase para a elaboração de um roteiro de entrevista para aplicar na empresa durante a visita. “Este era o objetivo da disciplina, uma forte integração e complementação no processo de ensino aprendizagem através do desenvolvimento de projetos in loco com visitas técnicas para conhecer o setor produtivo e ver como funciona a teoria na prática”, concluiu.

Durante a visita à empresa de Piscicultura  Akna, os alunos foram recebidos pelo gerente que mostrou todas as estruturas da empresa, desde laboratórios e viveiros onde são produzidos os alevinos e estocadas as matrizes reprodutoras de peixes até a entrega em que é feita a seleção dos alevinos aos produtores e comerciantes intermediários.

Ainda segundo Betina, a visita foi gratificante, pois os alunos puderam ver como funciona uma estação de reprodução de peixes do setor privado, com uma produção de aproximadamente cinco milhões de alevinos por safra, em uma das maiores regiões produtoras de peixes do Paraná e do Brasil.