Encontro fomenta a educação nas áreas de Reforma Agrária da Região Centro do Paraná
Educadores de toda a região estiveram presentes

Publicado em: 12 de julho de 2017 08h07min / Atualizado em: 12 de julho de 2017 09h07min

Na última semana, nos dias 7 e 8, aconteceu em Quedas do Iguaçu, na Escola Chico Mendes, o VII Encontro Regional de Educadores e Educadoras das Áreas de Reforma Agrária da Região Centro do Paraná.

Os assuntos discutidos durante o evento objetivaram construir e debater a educação em áreas de reforma agrária frente às novas configurações da política atual do Ministério da Educação e da Secretaria de Estado de Educação e, segundo a organização, cerca de 300 educadores de toda a região participaram.

Entre as atividades propostas pelo evento, destacou-se na programação a apresentação das escolas do campo da região. Durante os dois dias foram debatidos vários temas, como a conjuntura da educação pública – impactos e desafios para a escola dos trabalhadores, desafios das escolas e suas metodologias de ensino, luta por educação nos acampamentos e assentamentos, escola no Movimento Sem Terra: pedagogia do MST e educação do campo, gênero sexualidade e corporeidade.

Para o deputado Federal Zeca Dirceu, um dos convidados, a importância do encontro não é apenas para a educação, mas também para a ampliação da reforma agrária: “esse grande encontro regional vai discutir a educação do campo, mas, com certeza, tem uma grande importância para aproximar e integrar os alunos, educadores e gestores de várias cidades da região e do Paraná na luta pela reforma agrária”.

Durante todo o encontro houve o funcionamento da ciranda, espaço de recreação e cultura para as crianças, e toda a alimentação servida no evento foi produzida nos assentamentos e acampamentos.