Campus Laranjeiras do Sul recebe visita de jovens rurais da Alemanha
Objetivo da visita foi conhecer alguns trabalhos desenvolvidos na UFFS

Publicado em: 10 de abril de 2023 16h04min / Atualizado em: 10 de abril de 2023 17h04min

Na última quinta-feira (6), a  UFFS - Campus Laranjeiras do Sul recebeu a visita de jovens rurais do Estado da Baviera, na Alemanha. Os alemães estão realizando intercâmbio no Brasil, eles fazem parte de um projeto de parceria entre a Juventude Rural Evangélica da Baviera (ELJ) e a Fundação Luterana de Diaconia/Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (FLD/CAPA), com apoio do governo alemão, cujos temas centrais são segurança alimentar e sustentabilidade.

O objetivo da visita ao Campus Laranjeiras do Sul foi conhecer alguns trabalhos desenvolvidos na UFFS que dialogam com as temáticas do intercâmbio. A coordenação do mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável expôs as principais linhas de pesquisa: Agroecossistemas, sustentabilidade e agrobiodiversidade e Dinâmicas socioambientais, enfatizando algumas temáticas desenvolvidas pelos professores e estudantes do programa, destacando a área do conhecimento fundamentada na abordagem interdisciplinar, na agroecologia e no desenvolvimento rural sustentável.

Os acadêmicos vinculados ao Programa de Educação Tutorial (PET) explanaram suas atividades relacionadas às políticas públicas e à agroecologia. Ainda, estudantes e professores apresentaram o projeto da Horta Mandala, que tem por objetivo promover ações de Educação Ambiental e Alimentar em um sistema de base ecológica manejado por estudantes.

Na sequência, o Grupo de Horticultura da UFFS apresentou seus projetos, com destaque ao pomar orgânico, pesquisas com flores de corte e as pesquisas em sistema de cultivo de morangueiro orgânico. Por fim, os jovens alemães conheceram o Laboratório Vivan de Sistemas Agroflorestais e as pesquisas realizadas com as agroflorestas e as frutas nativas e crioulas para conservação de recursos da Mata Atlântica.

A professora Liria Ângela Andrioli, responsável pela organização dessa agenda no Campus, destaca que “foi um momento ímpar de compartilhamento de experiências e vivências, que contribuiu para o fortalecimento de parcerias internacionais em sintonia com as pesquisas em agroecologia, segurança alimentar e sustentabilidade”.

Galeria de Imagens: