Campus Laranjeiras do Sul realiza V Workshop Verde e III Feira do Empreendedor
Eventos destacam práticas voltadas à responsabilidade socioambiental e ações sustentáveis e inovadoras.

Publicado em: 11 de agosto de 2022 16h08min / Atualizado em: 12 de agosto de 2022 16h08min

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Laranjeiras do Sul realiza, na próxima quarta-feira (17), o V Workshop Verde e a III Feira do Empreendedor. As atividades acontecem no Auditório e no Hall do Bloco A do campus, das 14h às 17h e das 19h às 21h.

O Workshop Verde é intitulado “Práticas voltadas à responsabilidade socioambiental”, já a questão central da Feira do Empreendedor são as  ações sustentáveis e inovadoras.

Durante os eventos serão apresentadas práticas sustentáveis viáveis para serem implantadas em propriedades e residências com baixo custo e utilizando materiais de fácil acesso e/ou recicláveis que, geralmente, temos em casa. Os eventos também buscam promover a interação, compartilhamento e troca de saberes entre a comunidade universitária e regional.

No Workshop Verde os discentes que cursam a disciplina Responsabilidade Socioambiental, nos cursos de Ciências Econômicas, Ciências Biológicas e Agronomia, irão ministrar oficinas demonstrando práticas sustentáveis, dentre elas: bioplástico, biogás, horta de apartamento, sabão de óleo de cozinha, entre outras.

Durante a Feira do Empreendedor serão apresentados projetos desenvolvidos pelos discentes que cursam a disciplina  Administração e Análise de Projetos, nos cursos de Ciências Econômicas e Agronomia e projetos do curso                 de Engenharia de Alimentos, entre eles: molhos orgânicos, menos trabalho mais salada, indústria de hambúrguer vegetal, prato vegano pronto e congelado, biodigestor, proteínas alternativas e o mercado plant-based, bebida fermentada alcoólica a base de mandioca, empresa de bolachas zero e educação financeira para jovens e adolescentes.

Os eventos buscam propiciar aos acadêmicos a compreensão de seu papel como agente modificador da realidade social e dinamizador do desenvolvimento regional, pois além de atuar na disseminação do conhecimento adquirido no curso, os estudantes terão a oportunidade de vivenciar o desenvolvimento de atividades práticas vinculadas diretamente às competências e habilidades adquiridas, identificando novos problemas a serem pesquisados, planejando e estruturando projetos de pesquisa para resolução de problemas, estabelecer comunicação entre a teoria e a prática profissional, entre outros.

A participação nas atividades é aberta a todos os interessados.

Realização
O Workshop Verde é fruto das atividades desenvolvidas na disciplina  Responsabilidade Socioambiental e a Feira do Empreendedor está vinculada à disciplina  Administração e Análise de Projetos, ministradas pela professora Ceyça Lia Palerosi Borges. A realização da Feira do Empreendedor também conta com a parceria da professora Leda Batestin Quast, do curso de Engenharia de Alimentos.

Galeria de Imagens: