Campus Laranjeiras do Sul: curso Introdução à Economia Solidária recebe inscrições até dia 15

Publicado em: 09 de setembro de 2016 08h09min / Atualizado em: 17 de janeiro de 2017 11h01min

Seguem até o próximo dia 15 as inscrições para o curso de formação “Introdução à Economia Solidária”, promovido pelo Núcleo de Estudos em Cooperação (NECOOP) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul. O início está previsto para setembro, e o encerramento, para novembro de 2016.

O curso, que será realizado na modalidade de alternância, está organizado em três módulos temáticos. Em cada módulo o tempo universidade (presencial) será de 8h/aula, as quais serão concentradas em um dia de atividades (sábado). Já no tempo comunidade, a cada módulo é prevista a dedicação de 6h para leituras dirigidas e outras atividades, totalizando 42 horas entre atividades presenciais e tempo comunidade.

Confira as datas e conteúdo de cada Módulo:

24/09 – Módulo I Conhecimento e conceitualização da Economia Solidária.

Conteúdo: condicionantes do surgimento dos empreendimentos solidários; objetivos, características, valores e principais modalidades da Economia Solidária; objetivos e organização do tempo comunidade.

15/10 – Módulo II Fragilidades e conquistas na viabilidade socioeconômica dos empreendimentos solidários.

Conteúdo: dificuldades enfrentadas na viabilidade dos empreendimentos solidários; caminhos percorridos com vistas à viabilidade, tanto na perspectiva individual do empreendimento, como a partir da intercooperação; objetivos e organização do tempo comunidade.

05/11 – Módulo III Metodologia para a criação de iniciativas de economia solidária, ferramentas de gestão e políticas públicas para a Economia Solidária.

Conteúdo: processo de criação dos empreendimentos solidários; plano de negócios como ferramenta de planejamento dos empreendimentos solidários; políticas públicas para o fomento da economia solidária; conteúdo e formato do trabalho final.

Inscrições

São ofertadas 50 vagas para comunidade acadêmica e regional. As inscrições podem ser efetuadas pelo e-mail cursos.necoop@gmail.com, até o dia 15 de setembro.