Campus Laranjeiras do Sul constitui Grupo de Pesquisa sobre “Questão Agrária e Juventude Rural”

Publicado em: 14 de novembro de 2016 10h11min / Atualizado em: 04 de janeiro de 2017 08h01min

Na próxima quarta e quinta-feira (16 e 17) a UFFS – Campus Laranjeiras do Sul promove seminário para constituição do Grupo de Pesquisa “Questão Agrária e Juventude Rural: Trabalho, Educação e Cultura Camponesa”. A atividade acontecerá em dois momentos: no dia 16 será realizada na sala 307 do Bloco A, das 14h às 18h, e no dia 17, das 8h às 12h, no Auditório do Bloco de Professores/Administrativo do Campus. Estão convidados a participar da atividade professores, estudantes e comunidade regional interessada na temática.

A proposta do Grupo de Pesquisa (GP) é formulada por pesquisadores da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Campus Dois Vizinhos. Conforme o professor e coordenador da atividade, Gracialino Dias, “o objetivo é discutir entre os membros do GP a concepção teórico-metodológica da sua constituição, a caracterização do objeto de pesquisa, a constituição das linhas e as propostas e projetos de pesquisa”.

O GP situa-se na esfera das investigações sobre a sucessão familiar rural e a contraposição da evasão da juventude rural, tomando a questão agrária camponesa como estudo. “É necessário que as pesquisas científicas estudem a questão agrária como um todo, de modo a compreender a realidade da evasão do campo. É esta a temática interdisciplinar da proposta do Grupo de Pesquisa”, explica Dias.