Campus Laranjeiras do Sul: Acadêmicos de Educação no Campo realizam atividades de estágio em escolas

Publicado em: 26 de julho de 2012 13h07min / Atualizado em: 26 de janeiro de 2017 11h01min

Durante a disciplina de Estágio Supervisionado I, realizada no primeiro semestre de 2012, os estudantes da quinta fase do curso de Licenciatura Interdisciplinar em Educação no Campo da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul desenvolveram atividades em três escolas públicas da região: Iraci Salete Strozak e Pinhalzinho, de Rio Bonito do Iguaçu/PR, e Gabriela Mitral, de Porto Barreiro/PR.

O objetivo desta primeira etapa do estágio, intitulada “Caracterização da Escola”, foi de conhecer a realidade no entorno da escola e apreender a potencialidade educativa e suas possibilidades de reorganização escolar, estabelecendo elos entre teoria e prática pedagógica.

Inicialmente, as atividades foram realizadas através de observações e contatos com os sujeitos das escolas envolvidas. “Foi produzido um relatório e, depois, reunimos professores e alunos para a realização de seminários. Os acadêmicos socializaram os resultados de suas observações e pesquisa com o intuito de dialogar e aprofundar algumas questões que emergiram. Em alguns desses momentos, a comunidade também estava presente”, explica a professora Solange Todero Von Onçay, coordenadora da disciplina de Estágio Supervisionado.

Para Solange, este trabalho é fundamental para a formação dos acadêmicos. “Os estudantes já estão tendo uma visão de como é a realidade escolar e, desta forma, é possível realizar uma ponte com as teorias que o curso oferece”, afirma.

Ainda segundo a professora, as atividades são importantes também para as escolas. “O estágio serviu para abrir um diálogo, dentro de uma concepção de Educação no Campo, entre as escolas e o curso, que está se preparando para fazer um trabalho inovador. Neste sentido foi muito significativo”, completa.

Após esta primeira etapa, a disciplina de Estágio Supervisionado terá outras quatro fases. A próxima será realizada no segundo semestre deste ano e abordará a “Gestão Escolar”.  Na sequência, trabalhará a docência por área de conhecimento, com enfoque na matemática, ciências da natureza e ciências agrárias, que são as áreas de habilitação do curso.