Alunos do Campus Laranjeiras do Sul realizam visitas técnicas em três municípios

Publicado em: 07 de novembro de 2013 08h11min / Atualizado em: 25 de janeiro de 2017 07h01min

Nos dias 28 e 30 de outubro e 4 de novembro, acadêmicos da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Laranjeiras do Sul realizaram visitas técnicas nos municípios de Toledo, Palotina e Laranjeiras do Sul.

Na segunda-feira (04), os alunos de Engenharia de Aquicultura conheceram duas empresas em Toledo: Akna Alevinos, especializada no cultivo e comércio de alevinos, e Piscicultura Padrão, que trabalha com engorda de peixes de água doce. Essa atividade está ligada às disciplinas de Projetos Integradores e Aquicultura Geral II, sob coordenação das professoras Betina Muelbert e Maude Regina de Borba, respectivamente.

Segundo a professora Betina, o objetivo é proporcionar aos alunos conhecer os setores de toda a cadeia produtiva da piscicultura. “Nessas visitas, os alunos têm contato com técnicos da área e entendem como se estrutura a atividade da aquicultura na região”, explica a professora.

No dia 28/10 os alunos também puderam conhecer as empresas Trevisan Equipamentos, em Palotina, e Copisces, em Toledo, acompanhados pelas professoras Tania Neunfeld e Betina Muelbert. A Trevisan Equipamentos é especializada na comercialização de aparelhos como aeradores, caixas de transporte de peixes, incubadoras e alimentadoras. Já a Copisces processa tilápia: são 10 a 12 toneladas por dia.

No dia 30/10 os alunos dos cursos de Engenharia de Aquicultura e Agronomia visitaram a Estação de Tratamento de Esgoto e a Estação de Tratamento de Água de Laranjeiras do Sul, como atividade da disciplina Responsabilidade Socioambiental.

O objetivo dessas visitas é conhecer como o município está lidando com o saneamento básico. “Essa questão é muito séria no Brasil, onde apenas 48% do esgoto é coletado. Em Laranjeiras do Sul só 30% das casas estão ligadas à rede de esgoto”, informa a professora Betina. Na Estação de Tratamento de Água os estudantes puderam conhecer como é feito o tratamento de 3,5 milhões de litros de água por dia, coletados do córrego Simões.

O técnico da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) Osmar Repula, que acompanhou os estudantes nas duas visitas, também mostrou aos alunos as etapas do tratamento anaeróbico do esgoto com vazão de 40 litros/segundo. Essa estação existe há 13 anos.

Para o acadêmico do 6º período do curso de Engenharia de Aquicultura Eder José de Oliveira, 21, a visita à estação foi “importante para conhecer os passos do tratamento da água, como a água entra e como sai da estação de tratamento, e ver a diferença”. Para ele, as visitas técnicas são essenciais para a vida acadêmica. "“Conhecer a estação de tratamento e ver o destino do resíduo foi muito importante, especialmente para mim que faço Engenharia da Aquicultura, que trabalha diretamente com a água"”, diz o estudante.