“I Feira do Empreendedor” é realizada no Campus Laranjeiras do Sul
Cerca de 230 pessoas visitaram a feira, que aconteceu no Hall do Bloco A do Campus

Publicado em: 31 de março de 2017 14h03min / Atualizado em: 03 de abril de 2017 08h04min

Na última quarta-feira (29) a UFFS – Campus Laranjeiras do Sul realizou a “I Feira do Empreendedor”. O evento reuniu diversos projetos empreendedores elaborados por acadêmicos do Campus com o objetivo de fomentar a importância da elaboração e gestão de projetos nas práticas empreendedoras. A Feira aconteceu durante todo o dia no Hall do Bloco A do Campus.

A coordenadora do evento, Ceyça Lia Palerosi Borges, comenta que a Feira foi pensada a partir da disciplina de projetos, ministrada em diversos cursos. “Quando pensei nessa disciplina logo visualizei como produto final a realização da Feira com a apresentação dos projetos desenvolvidos pelos acadêmicos ao longo do semestre. Além disso, a atividade concilia a teoria com a prática profissional e quando fazemos isso agregamos conhecimento e experiências, o que aprimora e enriquece o aprendizado” relata Ceyça.

A docente comenta ainda que “a proposta da elaboração do projeto empreendedor em sala de aula, especialmente para os alunos que sonham em empreender logo após formados, é proporcionar-lhes a oportunidade de desenvolver um projeto com o suporte técnico e científico dos docentes da Instituição. Já a Feira teve o propósito de possibilitar que os acadêmicos exponham seus trabalhos para a comunidade, permitindo, assim, que recebam feedbacks em relação ao projeto, possibilitando ajustes e melhorias em suas propostas”, salienta Ceyça.

A coordenadora enfatiza que “a Feira foi viabilizada a partir do estabelecimento de parcerias. Os principais parceiros são os próprios alunos dos cursos de Agronomia, Engenharia de Aquicultura, Engenharia de Alimentos e Ciências Econômicas, que se comprometeram em realizar e participar do evento. Além disso, a Desenvolve Consultoria Júnior, que é a empresa Júnior dos Cursos de Ciências Econômicas, Engenharia de Alimentos, Agronomia e Engenharia de Aquicultura também foi convidada e colaborou na organização do evento, inclusive expôs seu portfólio de serviços para o público”, explica Ceyça.

A estudante Carolina Laís Frighetto, da 11ª fase do curso de Engenharia de Alimentos, expôs o projeto “Indústria de Polpa de Frutas Regionais Congeladas” na Feira. Para ela “o desenvolvimento do projeto foi uma experiência muito interessante, pois fez pensar em como implementar uma indústria, passando por todas as suas etapas, desde a aquisição da matéria-prima, seu processamento até a aceitação do produto e sua venda ao consumidor final e a avaliação da viabilidade do projeto”. Carolina complementa: “a elaboração do projeto foi uma experiência muito enriquecedora que nos prepara para diversas situações que encontraremos após formados".

Durante a feira foram expostos os seguintes projetos:
- Apresentação do portfólio da Desenvolve Consultoria Júnior;
- Implantação de apiário;
- Implantação de pomar orgânico de maçãs;
- Implantação de uma cooperativa de laticínios;
- Implantação de uma empresa de chocolates artesanais;
- Obtenção de polpas de frutas orgânicas;
- Produção de cerveja artesanal;
- Projetos para piscicultores;

A Feira foi prestigiada por estudantes e professores da UFFS, além de estudantes e docentes do curso Técnico em Contabilidade e Técnico em Agronegócios da Escola Técnica de Laranjeiras do Sul, Curso Técnico em Informática do Colégio Estadual Floriano Peixoto e dos Cursos Administração e Tecnólogo em Gestão Ambiental da Faculdade Centro Oeste do Paraná (Faceopar), totalizando mais de 230 visitantes externos.