UFFS – Campus Erechim promove atividade de formação de professores no PNEM

Publicado em: 06 de junho de 2014 13h06min / Atualizado em: 09 de janeiro de 2017 07h01min

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim realiza, na próxima quarta-feira (11), evento de Formação de Orientadores e Formadores Regionais, que marca a primeira etapa do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM) realizada no Campus Erechim, do qual a UFFS faz parte, atendendo a oito Coordenadorias Regionais de Educação do Rio Grande do Sul, juntamente com o Campus Cerro Largo.

“O evento contará com a presença de 85 professores de duas Coordenadorias Regionais de Educação (CRE), a 15ª, de Erechim, e a 39ª, de Carazinho, na perspectiva de rediscutir as práticas docentes com base nas diretrizes curriculares para a formação dos jovens do Ensino Médio. “Nesse viés, o jovem como sujeito do Ensino Médio e a formação humana integral serão temáticas pautadas durante a formação, numa aproximação com a proposta de reestruturação curricular em construção na rede estadual de ensino”, explica a professora e membro da comissão organizadora do evento, Denise Knorst da Silva.

O evento terá início às 8h, no Auditório da UFFS – Campus Erechim. A primeira atividade prevista será um painel sobre o tema “Ensino Médio e a Formação Humana Integral: trabalho como princípio educativo, pesquisa como princípio pedagógico e direitos humanos como princípio norteador”. As professoras Adriana Losso, Naira Roesler Mohr e Sonize Lepke estarão à frente do painel.

Na parte da tarde, a partir das 13h30, será realizado o painel “Trabalho Colaborativo na Perspectiva da Contextualização, Interdisciplinaridade e Articulação de Saberes”. A coordenação estará a cargo das professoras Adriana Salete Loss, Cherlei Marcia Coan e Sandra Piorezan,

O que é o PNEM

O PNEM tem como objetivo promover a valorização da formação continuada dos professores e coordenadores pedagógicos que atuam no Ensino Médio público, nas áreas rurais e urbanas, em consonância com a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional e as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio. No RS, atuam no Pacto seis universidades federais (UFFS, UFRGS, UFSM, UFPEL, FURG e UNIPAMPA) e uma estadual (UERGS), que colaborarão com a formação dos orientadores de estudo, os quais replicarão a formação aos mais de 23 mil professores do estado que atuam nas 1.063 escolas com Ensino Médio.