Troca de experiências marca encontro de dois subsprojetos do Pibid

Publicado em: 23 de maio de 2013 13h05min / Atualizado em: 06 de janeiro de 2017 08h01min

Bolsistas e coordenadores do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (Pibid) Subprojeto Sociologia, do Campus Erechim, e Subprojeto Ciências Sociais, doCampus Chapecó, estiveram reunidos em Erechim na tarde dessa quarta-feira (22). O encontro teve por objetivo relatar experiências dos dois subprojetos e compartilhar informações.

Para o coordenador do Pibid Sociologia, professor Clovis Schmmit Souza, encontros como esse são relevantes, porque há diferenças em cada projeto. “Ouvir os dois grupos é importante para compreender os caminhos percorridos, as ações envolvidas nas atividades desenvolvidas pelos subprojetos”, explica.

Os dois projetos possuem cerca de 20 bolsistas.

O Pibid

No ano de 2011 o curso de Ciências Sociais do Campus Erechim teve aprovado o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), que articula a formação dos licenciandos com a realidade do ensino. Como prática efetiva, o projeto se propõe a trabalhar com bolsistas do programa juntamente com supervisores da Escola Estadual de Ensino Médio Érico Veríssimo, localizada em Erechim, objetivando planejar e discutir estratégias de ações voltadas a práticas de ensino em sala de aula.

Através do levantamento de informações sobre as condições de ensino, observações de práticas curriculares, grupos de estudos, atividades extraclasses e da realização de seminários no ambiente escolar, o projeto busca compreender como a prática da Sociologia é trabalhada na escola e, a partir disso, construir possibilidades de ação.