Projeto de Extensão promove formação para mídias e bibliotecas no Campus Erechim

Publicado em: 15 de março de 2013 13h03min / Atualizado em: 06 de janeiro de 2017 08h01min

O Projeto de Extensão “Formação de professores para mídias e bibliotecas: diálogos pela educação do Ensino Médio na rede pública de Erechim/RS” promove no dia 23 de março um encontro que contará com debates e oficinas. A atividade é destinada a professores do Ensino Fundamental e Médio da rede pública e será realizado na Sala de Reuniões do Seminário Nossa Senhora de Fátima. O encontro de formação é gratuito e as inscrições podem ser realizadas até o dia 21 de março, pelo e-mail fabypezenatto@yahoo.com.br. Haverá certificação.

Conforme a professora Helena de Moraes Fernandes, que coordena o projeto, o objetivo é estabelecer diálogos entre a perspectiva dos pesquisadores envolvidos na atividade de extensão e a dos professores da rede pública de ensino de Erechim para, através de oficinas, publicações, teatro e várias outras formas de comunicação, proporcionar momentos de atualização profissional, reflexão e formação complementar sobre o uso de mídias e bibliotecas na escola. “Trabalhamos também para valorizar as bibliotecas e as pessoas responsáveis por elas”, afirma.

Os materiais gerados durante o encontro de formação, especialmente nas oficinas (veja na programação) serão usados para embasar a elaboração de material didático que será oferecido às escolas envolvidas no projeto.

O Mibli

O Projeto de Extensão “Formação de professores para mídias e bibliotecas (Mibli)” já desenvolveu uma série de ações, entre as quais visitas às escolas Haidée Tedesco Reali, Sidney Guerra e José Bonifácio, onde foram conhecidas as bibliotecas e estabelecido um diálogo com professores e gestores. O foco, conforme Helena, foi buscar informações sobre como os professores do Ensino Fundamental e Médio entendem que a mídia e as bibliotecas integram o cotidiano escolar.

Também está em desenvolvimento uma peça teatral sobre as novas tecnologias e mídias, a qual será apresentada durante o evento do dia 23. A atividade conta com a colaboração de professores da UFFS, técnico-administrativos e bolsista do projeto.

Outras ações em andamento são o planejamento de um programa radiofônico, a produção de artigo científico e a elaboração de apostilas didáticas a serem entregues gratuitamente às bibliotecas das escolas participantes nos próximos meses.

Programação do Encontro de Formação para professores:

8h30min: Abertura

9h: Oficina Rádio e Jornais