Oficinas de artes plásticas auxiliam na interpretação de textos acadêmicos
Projeto do curso de Ciências Sociais desenvolve, de forma lúdica e prazerosa, estratégias de apropriação de conteúdos e metodologias

Publicado em: 20 de junho de 2017 10h06min / Atualizado em: 20 de junho de 2017 17h06min

Textos acadêmicos e conteúdos teóricos: esses são os grandes parceiros do estudante de Graduação ao longo de sua jornada na Universidade. Para dar conta de tanta informação, a criação de metodologias de estudo e até de fixação e memória auxiliam aqueles que precisam passar horas e horas com tantas leituras. E se a criatividade puder ser um ingrediente desse processo, tanto melhor. Pensando nisso, o curso de Ciências Sociais da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim criou o projeto “A Poética da Teoria”, que realiza oficinas de artes plásticas com material reciclado e de composição de textos poéticos, a partir da leitura e interpretação de textos acadêmicos. O objetivo é desenvolver, de uma forma lúdica e prazerosa, estratégias de apropriação, expressão e criação de conteúdos e metodologias de estudo.

De acordo com o professor Paulo Muller, coordenador do projeto, a ideia surgiu dos próprios alunos, a partir de suas inquietações a respeito da iniciação à vida acadêmica. “Textos inicialmente de difícil compreensão, leituras apressadas devido ao acúmulo de carga horária universitária dedicada exclusivamente às aulas, em muitos casos impedem o estudante universitário de refletir sobre o que lê e, por conseguinte, sobre o que escreve”, fala Paulo. O objetivo do projeto é fazer com que os estudantes aprendam a se reconhecer no modo como leem, escrevem e se apropriam do conteúdo e do próprio meio acadêmico.

Em atividades conduzidas voluntariamente pelos estudantes de Ciências Sociais, os integrantes do projeto realizam oficinas artísticas. “Cada um deve produzir algum tipo de arte utilizando materiais recicláveis, no qual se reconheça subjetivamente e faça o aluno lembrar e refletir sobre suas leituras e experiências acadêmicas”, explica o professor Paulo. “Não há um critério a priori para cumprimento de tarefas, mas um esforço de construção de um olhar sobre a experiência acadêmica a partir de outros ângulos, com outras linguagens.” As experiências profissionais da aluna Sandra Muller, que realiza oficinas de arteterapia como ação de saúde pública no município de Gaurama, foram fundamentais para a realização do projeto.

O grupo realizará um novo encontro no dia 24 de junho. “Teremos um encontro no último sábado de cada mês, até dezembro”, fala o professor Paulo. As atividades ocorrem no Seminário Nossa Senhora de Fátima, às 13h30, e são abertas a todos os públicos. Não é necessária inscrição prévia. Interessados em participar podem contatar as voluntárias através de seus e-mails: Sandra Muller (sismuller@yahoo.com.br), Reasilva Aurora (reasilvaaurora.silva@gmail.com) e Pavla Valdéssica (pavlamarc@hotmail.com).

Conheça também o grupo do projeto no Facebook.