Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental lançado nesta sexta-feira (22) no Campus Erechim

Publicado em: 22 de novembro de 2013 12h11min / Atualizado em: 06 de janeiro de 2017 10h01min

O primeiro mestrado oferecido na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Erechim foi lançado oficialmente em evento realizado nesta sexta-feira (22), no auditório da Universidade. O ato de lançamento do curso do Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental (PPGCTA) contou com a presença de docentes vinculados ao programa, lideranças acadêmicas, estudantes e técnico-administrativos.

Na oportunidade a coordenadora do mestrado, professora Helen Treichel, apresentou um histórico do projeto que culminou com a implantação do curso, descreveu o trabalho desenvolvido e os profissionais e setores que colaboraram. Por último, destacou que o mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental, com área de concentração em Produção Sustentável e Conservação Ambiental, deverá proporcionar o desenvolvimento de pesquisas direcionadas para produzir conhecimento que possibilite entender o efeito das atividades humanas nos diferentes ambientes e contribua no estabelecimento de métodos, técnicas e estratégias que visem o desenvolvimento sustentável.

Para o diretor do Campus Erechim, Ilton Benoni da Silva, embora professores e estudantes do Campus já tenham um intenso envolvimento em outros programas de mestrado desenvolvidos na UFFS, especialmente no da Educação (oferecido em Chapecó), um programa implantado aqui representa um salto no processo de amadurecimento da instituição. Ele também destacou, em tom de agradecimento, o envolvimento dos vários setores do Campus para que o projeto tivesse êxito.

Joviles Trevisol, pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UFFS, destacou a qualificação acadêmica dos docentes envolvidos no PPGCTA. "São docentes com uma vasta produção acadêmica, de pesquisa e produção técnica, fato que, inclusive, foi ressaltado na avaliação da Capes [Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior] em seu parecer".

O reitor da UFFS, Jaime Giolo, ressaltou que a temática do mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental está, atualmente, na agenda principal do país e, inclusive, internacionalmente. "Muitas universidades estão buscando produzir conhecimento nessa área", disse. Ele também ponderou sobre a distribuição dos cursos de pós-graduação entre os campi da UFFS. "Eu prevejo que nós vamos mudar um pouco essa questão de mestrado com endereço, já há experiências no Brasil com essa perspectiva, no entanto, esse curso de pós-graduação Stricto Sensu para Erechim é simbólico no sentido de fortalecimento do multicampismo", assinalou.

Inscrições

O Processo Seletivo para o mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental está com inscrições abertas até o dia 10 de dezembro. O curso é gratuito.