Lançado vídeo produzido em atividades do Pibid Sociologia do Campus Erechim

Publicado em: 22 de outubro de 2013 12h10min / Atualizado em: 06 de janeiro de 2017 10h01min

Olhos atentos para o vídeo onde os alunos que assistem são os protagonistas. O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) – Subprojeto Sociologia, desenvolvido pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim, lançou nesta terça-feira (22) o vídeo “Democracia e Representação Política”. O material foi produzido em atividades realizadas pelo Pibid Sociologia com turmas das séries finais do Ensino Fundamental (7ª e 8ª) e do Ensino Médio (1º e 2º ano) da Escola Estadual Érico Veríssimo.

Um grupo de estudantes participou voluntariamente, durante o ano de 2013, da oficina “Democracia e Representação Política” promovida pelo Pibid Sociologia. O Programa, que é vinculado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), concede bolsas aos acadêmicos de cursos de licenciatura visando aproximá-los do contexto das escolas públicas. Atualmente o Pibid Sociologia da UFFS conta com dez bolsistas do curso de Ciências Sociais que desenvolvem suas atividades na Escola Estadual Érico Veríssimo, com a supervisão da professora da escola, Adelice Bertuol.

De acordo com o coordenador do projeto, professor da UFFS – Campus Erechim, Clovis Schmitt Souza, o vídeo descreve a percepção dos estudantes envolvidos a respeito das características, funções e atribuições do poder Executivo e Legislativo na esfera local e de que modo a participação política não se restringe ao procedimento de votação, envolvendo também a participação do cidadão nas questões políticas de sua cidade.

Para a bolsista do Pibid, aluna da UFFS – Campus Erechim, Marjori Tessie Sozo, a oficina se destacou por ser relacionada à política, tema pelo qual os estudantes geralmente não demonstram muito interesse. “A realização da oficina foi muito interessante tanto para os bolsistas como para os estudantes. Foi possível perceber, pelos depoimentos deles no vídeo, que eles tinham uma ideia preconceituosa em relação aos poderes Legislativo e Executivo justamente por não conhecê-los. Eu acho que a oficina abriu bastante a visão deles e isso vai se estender também aos colegas que não participaram da oficina mas que puderam assistir ao vídeo, caso contrário ficaria um conhecimento restrito aos alunos que participaram do projeto”, diz.

A estudante da Escola Érico Veríssimo, Emanuele Beatriz Santos, conta que esta foi a primeira vez que participou de uma oficina promovida pelo Pibid Sociologia. “Resolvi participar, assim como alguns de meus colegas, porque o tema da oficina chamou a atenção, acredito que é importante saber o que acontece com os poderes da nossa cidade. Eu achei muito legal a ideia de fazer um vídeo porque nós aprendemos muita coisa durante a oficina e achei interessante deixar gravado para podermos mostrar a outras pessoas, mostrar que realizamos e concluímos um projeto”, destaca.

O estudante Ismael Igor Kwoll também se interessou pela temática. “Achei bem interessante para poder entender como funcionam os poderem municipais, principalmente porque a gente está chegando aos 18 anos e vai votar. As atividades propostas cumpriram com o objetivo de expandir meu entendimento sobre o tema. Com a participação na oficina mudei a percepção que tinha em relação aos poderes Legislativo e Executivo municipais”, afirma.

Participaram do lançamento o secretário municipal de Coordenação e Planejamento, Anacleto Zanella, o representante da 15ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Tiago Ricardo Conci, a diretora da Escola Érico Veríssimo, Ana Kenia Wieczorek, além de demais professores, estudantes da escola estadual e bolsistas do curso de Ciências Sociais da UFFS.