Grupo do Campus Realeza realiza intervenções de rua em Erechim

Publicado em: 02 de agosto de 2013 13h08min / Atualizado em: 06 de janeiro de 2017 09h01min

Alongamento e aquecimento para começar e logo o público foi se aproximando e se misturando com os artistas no meio da rua. Uma parceria entre os campi da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) de Erechim/RS e de Realeza/PR proporcionou intervenções teatrais durante a Semana UFFS de Arte e Intervenção no Espaço Urbano, promovida pelo projeto cultural “Contato: troca de saberes e experimentações relacionadas com a diversidade cultural brasileira”, desenvolvido no Campus Erechim.

O grupo de Teatro La Broma e o projeto cultural “Joaninha ou o que é”, do Campus Realeza, fizeram três intervenções para diferentes públicos, durante a tarde da última quinta-feira (1). A primeira delas foi realizada no bairro Progresso, nas proximidades da escola Dom Pedro II. Os 14 estudantes da UFFS-Campus Realeza e do Ensino Médio do município paranaense apresentaram uma adaptação do texto de Ruth Rocha chamado “Marcelo, Marmelo, Martelo”, para um público composto basicamente por crianças.

Conforme a coordenadora do Projeto de Extensão ao qual o grupo de teatro está vinculado e do projeto cultural “Joaninha ou o que é”, Ana Carolina Teixeira Pinto, a intervenção se constituiu de uma construção de texto que o grupo iniciou no ano passado e que foi, originalmente, veiculada como uma radionovela bilíngue na região de Realeza.

Já no Centro de Erechim, nas proximidades da Escola Municipal de Belas Artes e do Colégio José Bonifácio, foram realizadas duas intervenções. A primeira, chamada “Rápido Disparate”, é uma adaptação do conto “Um sonho realizado”, do escritor uruguaio Juan Carlos Onetti e mistura tango e poesia. A apresentação foi realizada em espanhol.

A segunda intervenção foi uma sequência de esquetes com a temática relacionamentos. As performances foram inspiradas no grupo “Porta dos Fundos”, conhecido nacionalmente por seus vídeos divulgados pela internet.

Os artistas

O grupo de teatro La Broma existe desde 2011, e está ligado ao Projeto de Extensão Linguagens e Ensino. Já o projeto cultural “Joaninha ou o que é” iniciou suas atividades há poucos meses. Participam estudantes de diferentes cursos de graduação da UFFS - Campus Realeza e também de escolas públicas do Ensino Médio do município. O professor Marcos Silva é colaborador do projeto.

Estar na rua

Para Ana Carolina, o convite da articulação de cultura do Campus Erechim foi uma experiência bastante interessante, tendo em vista o trabalho com públicos diferentes, em uma cidade e em um estado diferente de onde normalmente fazem suas apresentações, com outra cultura e realidade. “Se existe algum sentido na arte é estar na rua”, afirma.

Para a estudante de Biologia da UFFS – Campus Realeza, Juliana Paula da Silva, as apresentações foram um momento de socialização valioso. Ela é voluntária do grupo La Broma e demonstra empolgação com o projeto. “Entrei no grupo de teatro para me envolver mais com o cotidiano da Universidade e agora não quero mais sair”, diz.

Programação

A Semana de Arte e Intervenção no Espaço Urbano, promovida pela UFFS – Campus Erechim, encerra suas atividades amanhã (3). Haverá programação do projeto “Floreio Geográfico”, a partir das 18h, e uma Festa 'Agustina' diferente, às 19h, com apresentações de bandas de rock, comida típica e fogueira. Ambas as atividades serão realizadas no auditório da UFFS – Campus Erechim e são abertas à comunidade acadêmica e externa.