Exposição de maquetes tem como tema revitalização da praça Júlio de Castilhos em Erechim

Publicado em: 07 de julho de 2014 13h07min / Atualizado em: 09 de janeiro de 2017 07h01min

Estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim tiveram o desafio de projetar alternativas de revitalização para a praça Júlio de Castilhos, localizada no Centro de Erechim. O resultado está sendo apresentado em uma exposição de maquetes que segue aberta até sexta-feira (11), no hall do terceiro piso do prédio junto ao Seminário Nossa Senhora de Fátima. A mostra é aberta para a visitação de todo a comunidade.

O trabalho foi desenvolvido dentro da disciplina de Introdução à Arte, Arquitetura e Urbanismo, ministrada pelos professores Ana Luiza Geremias, Natália Biscaglia Pereira e Murad Jorge Mussi Vaz com estudantes da primeira fase do curso de Arquitetura e Urbanismo. De acordo com Natália, “O objetivo da exposição é demonstrar a proposição de uma metodologia de projeto com exercícios práticos, como a execução do modelo volumétrico, que permita a análise de problemas reais enfrentados pelas cidades e o desenvolvimento de soluções com base no projeto de intervenção urbana”.

Entre as etapas da pesquisa esteve visita para levantamento inicial do local através de desenhos livres de observação, registro fotográfico e conversa com usuários. Isso tudo para avaliar o significado do espaço a ser criado, para quem ele se destina, como causar sensações buscando o sentido desejado e como a implantação do equipamento proposto pode qualificar o espaço urbano circundante.