Estudantes de Geografia realizam trabalho de campo

Publicado em: 01 de novembro de 2011 10h11min / Atualizado em: 12 de janeiro de 2017 10h01min

Acadêmicos e professores dos cursos de Geografia – Licenciatura dos Campi Erechim/RS e Chapecó/SC realizaram, no último final de semana, trabalho de campo integrado das disciplinas de Geografia Rural, Geomorfologia e Cartografia Temática.

O objetivo da atividade foi de observar e analisar na realidade os conteúdos trabalhados de maneira teórica na sala de aula. O roteiro de visitas incluiu as cidades de Erechim, Passo Fundo, Lagoa Vermelha, Vacaria, Bom Jesus, São Francisco de Paula, Cambará do Sul, Parque Nacional dos Aparados da Serra, Praia Grande, Torres, Lauro Müller, Serra do Rio do Rastro, Bom Jardim da Serra, São Joaquim, Lages e Concórdia.

Segundo o coordenador do curso de Geografia da UFFS – Campus Erechim, Dilermando Cattaneo da Silveira, o trabalho de campo é a ferramenta primordial do profissional de Geografia. “É o nosso grande laboratório de aulas de caráter prático. Não há como estudar os processos geomorfológicos, a dinâmica do relevo, a organização do espaço agrário, entre outros diversos conteúdos destas disciplinas , sem observá-los e analisá-los empiricamente no campo", afirmou.

Os professores da UFFS, Márcio Eduardo, Paula Lindo, Juçara Spinelli,Éverton Kozenieski, do Campus Erechim, e Gisele Lima, Marlon Brandt, do Campus Chapecó, também estiveram presentes na atividade.