Curso de Latim com inscrições abertas no Campus Erechim

Publicado em: 18 de março de 2013 13h03min / Atualizado em: 06 de janeiro de 2017 08h01min

O Latim é o tema de um curso de extensão oferecido na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim que está com inscrições abertas. Estão disponíveis 50 vagas destinadas a qualquer interessado da comunidade acadêmica e externa, que tenha conhecimento prévio da gramática da língua portuguesa. As inscrições podem ser feitas exclusivamente por meio do endereço eletrônicolatim.uffs@gmail.com, até o dia cinco de abril.

O curso “Leitura, Interpretação e Tradução de Textos Latinos Medievais” está em sua terceira edição. Conforme o coordenador, Thiago Leite, o foco da atividade é a gramática da língua latina e técnicas de tradução. Nas duas turmas que já participaram do projeto, uma das características foi o interesse de pessoas de diferentes áreas.

Conforme o professor, embora o Latim seja considerado uma língua morta, por não ter falantes nativos na atualidade, desperta interesse por sua relevância histórica, já que, durante muito tempo foi a principal língua utilizada para comunicação entre os povos ocidentais. Nos dias de hoje o Latim ainda está muito presente na Igreja Católica, na academia, na ciência e no Direito.

A previsão é que as aulas da terceira edição do curso iniciem no final de abril e sigam até dezembro. No total são 84 horas/aula, com encontros semanais aos sábados pela parte da tarde.

Conforme o coordenador do curso de extensão, o objetivo da ação é divulgar conhecimentos da língua latina e da cultura clássica, desenvolver técnicas de tradução em Latim e iniciar a composição de um grupo de tradutores. Metodologicamente o curso se divide em duas etapas: no primeiro semestre os estudos giram em torno dos fundamentos da língua latina, sua estrutura e relação com o idioma português; no segundo semestre o foco é a tradução de textos filosóficos medievais.