Campus Erechim terá mais um espaço para atividades acadêmicas

Publicado em: 18 de abril de 2013 13h04min / Atualizado em: 06 de janeiro de 2017 08h01min

O campus provisório da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) em Erechim contará com um novo espaço para receber os estudantes no primeiro semestre letivo de 2013, o qual terá início na próxima segunda-feira (22). Visando garantir a estrutura adequada para as atividades acadêmicas, a direção do Campus Erechim articulou uma parceria com a 15ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) e com a Escola Estadual José Bonifácio (JB).

Com isso, além dos espaços disponíveis no Seminário Nossa Senhora de Fátima e na Escola Estadual Érico Veríssimo, atualmente utilizados pela Universidade, também estará à disposição da UFFS -Campus Erechim um conjunto de salas na Escola Estadual José Bonifácio, no período noturno.

Conforme o diretor do Campus, Ilton Benoni da Silva, o apoio da 15ª CRE e da direção e profissionais da escola vai garantir a estrutura necessária para as atividades da UFFS até a finalização da primeira etapa do campus definitivo, que está em construção às margens da RS 135. Para selar a parceria, na próxima terça-feira (23), às 19h15min, haverá um ato simbólico na Escola Estadual JB.

Servidores

Além da articulação de espaço físico, novos docentes, aprovados em concursos públicos já realizados, foram nomeados nos últimos dias. Conforme Benoni, para o preenchimento das demais vagas de professores para o Campus Erechim, há a previsão de um novo concurso público a ser aberto em breve. Assim, a expectativa é de que nos próximos dias novos professores passem a integrar o corpo docente da UFFS - Campus Erechim.

Aproximadamente 400 estudantes aprovados no último Processo Seletivo devem ingressar no Campus em 2013, em oito cursos de graduação: Arquitetura e Urbanismo, Agronomia, Filosofia, História, Geografia, Ciências Sociais e Pedagogia; além disso, as aulas dos aprovados para o curso de Engenharia Ambiental terão início no segundo semestre letivo, que inicia em setembro.

Programação de recepção

Os novos estudantes serão recepcionados, na próxima semana, com uma série de atividades organizadas pela Comissão de Eventos, integrada por docentes e técnicos-administrativos da Universidade. O objetivo é acolher os calouros e apresentar o funcionamento da UFFS, especialmente em relação às atividades acadêmicas e de apoio estudantil.

A programação terá início no dia 22, às 19h10min com recepção aos novos acadêmicos e Contação de Histórias (Grupo Bando de Letras/Passo Fundo); na terça-feira (23) a recepção será para os estudantes do período diurno, às 13h30min, com posterior apresentação de Dança de Salão, da Escola Primeiro Ato (Erechim). Ambas as atividades serão realizadas no auditório da UFFS - Campus Erechim.

Na quarta-feira (24), às 19h haverá edição do “Música na UFFS”, com apresentação junto ao Seminário Nossa Senhora de Fátima. Na quinta (25) e na sexta-feira (26) a mesma atividade será realizada, às 19h, no ginásio da Associação do Bairro Fátima (Abafa) próximo à Escola Érico Veríssimo. A programação também conta com apresentação de peça teatral “Quando Eu Tinha …” (do grupo Duo em Contato, de Porto Alegre), que será no dia 26, às 18h, no auditório da UFFS, além de uma mostra fotográfica das obras do campus definitivo (durante toda a semana).