Campus Erechim: laboratório de Arquitetura e Urbanismo integra ensino, pesquisa e extensão

Publicado em: 20 de junho de 2014 13h06min / Atualizado em: 09 de janeiro de 2017 07h01min

Está sendo montado, na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim, através do curso de Arquitetura e Urbanismo, um espaço que pretende oportunizar e consolidar novas formas de ensino e produção do conhecimento através da investigação projetual e sua aplicação prática, ou seja, o projeto. Trata-se do Lab-CroKi, um laboratório que deverá realizar uma série de atividades, a partir do desenvolvimento de projetos de Arquitetura e Urbanismo aliando o ensino e a pesquisa à sua aplicação prática, e proporcionando, através da extensão, o retorno à sociedade do conhecimento produzido na Universidade.

“O Lab-CroKi pretende se constituir como um espaço aberto à integração, onde as atividades serão realizadas em conjunto por alunos de diferentes fases, professores, técnicos e arquitetos, sob a orientação, supervisão e coordenação de docentes do curso”, explica o professor Ricardo Socas Wiese. No Laboratório também será possível o desenvolvimento de atividades de estágio obrigatório para os acadêmicos do curso de Arquitetura. “Esse espaço permitirá que os estudantes apliquem, de forma prática, o conteúdo estudado nas disciplinas do curso, além de ter contato com outras variáveis que envolvem a prática profissional da Arquitetura”, complementa Wiese.

O primeiro projeto a ser desenvolvido pelo Laboratório é a implantação urbanística do novo campus de Passo Fundo/RS, numa parceria com a reitoria da UFFS e a direção daquele Campus. Já estão sendo realizadas visitas ao local, na sede do antigo quartel do Exército, para reconhecimento estrutural dos prédios históricos que serão restaurados e da área que vai abrigar o novo prédio da Instituição, e levantamento fotográfico da estrutura, para posteriormente serem avaliadas, no grupo, as modificações necessárias.

Foi realizada, na última quarta-feira (18), uma reunião com a Secretaria Especial de Obras da UFFS, em Chapecó, para marcar o início de uma parceria importante e necessária para o desenvolvimento dos projetos destinados a atender às demandas da Universidade. “Essa parceria se inicia com o projeto de Passo Fundo, mas já estamos ampliando-a para atender a outras demandas, principalmente, as relacionadas ao Campus Erechim. Além de permitir uma troca de experiências e um suporte técnico, a parceria permitirá que os alunos vivenciem experiências relacionadas ao projeto de obras públicas e que envolvem etapas e abordagens muito diferentes das do mercado”, destaca Wiese.