Campus Erechim: conceito de popular é foco de debate promovido pelo PET

Publicado em: 16 de junho de 2014 13h06min / Atualizado em: 09 de janeiro de 2017 07h01min

O Grupo Práxis da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim, vinculado ao Programa de Educação Tutorial (PET)/Conexões de Saberes, promove, ao longo deste ano, o evento “PET em Debate: o conceito de 'popular' em discussão na UFFS”. Estão previstas três mesas, e a primeira será realizada no dia 24 de junho, com o tema “Acesso ao Ensino Superior no Alto Uruguai Gaúcho”.

As convidadas para compor a mesa são a presidente do 15º Núcleo do CPERS – Sindicato, professora Celita Casagrande, que falará sobre a escola pública gaúcha e o acesso ao ensino superior, e a professora da UFFS – Campus Erechim e coordenadora do Grupo de Pesquisa Educação Popular na Universidade - GRUPEPU (CNPq), Adriana Salete Loss, que falará sobre a presença das classes populares na universidade pública: desafios para o projeto popular.

O evento é aberto a todos os interessados e será realizado na Sala de Reuniões do Seminário Nossa Senhora de Fátima, a partir das 18h. As inscrições serão feitas no dia e local do evento, e será emitida certificação de três horas aos participantes.

“Desde seu início a UFFS busca ser uma universidade popular. Mas o que significa isso? Motivado por essa questão, o Grupo Práxis tem se dedicado ao estudo das trajetórias de escolarização das classes populares a partir do campo teórico-prático da Educação Popular. Dessa forma, como todo conceito nas ciências humanas, não há consenso sobre o que seja o 'popular' e o nosso grupo PET ratifica seu compromisso em promover espaços de diálogo sobre esse tema”, explica o professor da UFFS Campus Erechim e coordenador do Grupo, Thiago Ingrassia.

Segundo o professor, nessa primeira mesa, o tema do acesso à universidade será foco de debate a partir da visão do sindicato dos professores do Estado e por uma pesquisadora da Educação Popular no ensino superior. “Uma bela oportunidade de formação e que os nossos estudantes da UFFS possam construir sua carga horária de atividades curriculares complementares”, destaca.

As próximas duas mesas estão previstas para setembro e novembro com os seguintes temas, respectivamente: “Permanência no Ensino Superior” e “O Projeto Popular de Universidade em Disputa”.

Mais informações podem ser obtidas no blog do Grupo: petconexoesdesaberes-uffs.blogspot.com.br.