Atividade de formação de professores pelo PNEM é realizada no Campus Erechim

Publicado em: 11 de junho de 2014 13h06min / Atualizado em: 09 de janeiro de 2017 07h01min

Teve início, na manhã desta quarta-feira (11), a Formação de Orientadores e Formadores Regionais, que marca a primeira etapa do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM) realizada no Campus Erechim. O evento reuniu cerca de 100 professores das 15ª e 39ª Coordenadorias Regionais de Educação (CRE) “para refletir e rediscutir sobre as práticas docentes, considerando o processo de restruturação curricular do Ensino Médio no Rio Grande do Sul”, conforme destacou a professora da UFFS e membro da comissão organizadora da Formação, Denise Knorst da Silva, durante a abertura do evento.

O coordenador acadêmico da UFFS - Campus Erechim, professor Luís Fernando Santos Corrêa da Silva, lembrou que a Instituição, desde a sua concepção, tem firmado o compromisso com a Educação Básica no que diz respeito, sobretudo, às escolas da região de Ensino Fundamental e Ensino Médio. “Penso que temos uma grande contribuição para dar para a região por termos aqui no Campus Erechim, atualmente, 6 cursos de Licenciatura em andamento, pelo quadro docente qualificado que permite vislumbrarmos a abertura de novos cursos que, fundamentalmente, dialoguem com o Ensino Médio”, destacou.

A afirmação do professor Luís Fernando foi ratificada pelo coordenador Geral do PNEM na UFFS e professor do Campus Cerro Largo, Luís Fernando Gastaldo, ao dizer que a Universidade tem efetivamente conseguido promover a comunicação entre as escolas, as CREs, o Estado e o governo federal. “Estamos pensando a educação como um todo, desde a Educação Básica até o Ensino Superior”.

A abertura do evento foi finalizada com a fala da representante da Secretaria Estadual de Educação e supervisora do PNEM, Vera Maria Ferreira, que ressaltou a importância da parceria firmada com as universidades para a execução do Pacto. “É a universidade que tem a competência maior para a pesquisa acadêmica que irá respaldar muito de nossas reflexões. Não é uma parceria em que os professores das escolas fazem a prática e os professores universitários, a teoria, mas sim um espaço de interlocução, de debate, de troca de ideias”.

Também estiveram presentes no evento a coordenadora da 15ª CRE, Graciela Gritti Pauli, e supervisora do PNEM e representante da 39ª CRE, Adélia Santos.

A programação

Na parte de manhã, o tema em debate foi “Ensino Médio e a Formação Humana Integral: trabalho como princípio educativo, pesquisa como princípio pedagógico e direitos humanos como princípio norteador” com as professoras Adriana Losso, Naira Roesler Mohr e Sonize Lepke.

A programação segue à tarde, quando as professoras Adriana Salete Loss, Cherlei Marcia Coan e Sandra Piorezan falarão sobre “Trabalho Colaborativo na Perspectiva da Contextualização, Interdisciplinaridade e Articulação de Saberes”. Também está prevista uma apresentação cultural com o grupo de teatro do Campus.

O que é o PNEM

O PNEM tem como objetivo promover a valorização da formação continuada dos professores e coordenadores pedagógicos que atuam no Ensino Médio público, nas áreas rurais e urbanas, em consonância com a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional e as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio. No Rio Grande do Sul, atuam no Pacto seis universidades federais (UFFS, UFRGS, UFSM, UFPEL, FURG e UNIPAMPA) e uma estadual (UERGS), que colaborarão com a formação dos orientadores de estudo, os quais replicarão a formação aos mais de 23 mil professores do Estado que atuam nas 1.063 escolas com Ensino Médio. A UFFS, através dos Campi Erechim e Cerro Largo, é responsável pelo atendimento de oito Coordenadorias Regionais de Educação.