Abertas inscrições para Mestrado Profissional em Educação

Publicado em: 15 de abril de 2015 13h04min / Atualizado em: 09 de janeiro de 2017 09h01min

Estão abertas, desde esta segunda-feira (13) e até o dia 15 de maio, as inscrições de interessados em participar do processo seletivo do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). O curso será oferecido no Campus Erechim e tem como público-alvo graduados em cursos de licenciaturas (ou que comprovem a conclusão do curso até o ato de matrícula).

Estão à disposição 20 vagas para ingresso no segundo semestre de 2015, em duas linhas de pesquisa: Pesquisa em Processos Pedagógicos, Políticas e Gestão Educacional; e Pesquisa em Educação Não-Formal: Práticas Político-Sociais. Há duas vagas reservadas para candidatos autodeclarados indígenas, classificados no Processo Seletivo, e uma vaga para candidatos com deficiência.

Conforme o coordenador do curso, Jerônimo Sartori, por ser um mestrado profissional, uma das características do programa é apresentar uma modalidade diferenciada de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) – dissertação. Essa implicará na elaboração e implementação de um projeto de intervenção em espaços educativos formais e/ou não-formais. A dissertação irá requerer uma reflexão teórica sobre os resultados do processo, das ações desenvolvidas, ou seja, há uma ação no campo de trabalho e uma reflexão teórico-metodológica sobre ela.

De acordo com o professor, o objetivo é que os estudantes tenham “uma intervenção maior nos processos vivenciados na Educação Básica e nas organizações e movimentos sociais populares”. As aulas do mestrado serão realizadas presencialmente, nas quintas e sextas pela parte da tarde e aos sábados pela manhã. O curso, por ser ofertado em uma instituição pública, é gratuito.

Procedimentos de inscrição

As inscrições devem ser realizadas até o dia 15 de maio, das 8h30 às 11h e das 13h30 às 16h30, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, na Secretaria Geral de Cursos do Campus Erechim, localizada na Avenida Dom João Hoffmann, 313, Bairro Fátima, junto ao Seminário Nossa Senhora de Fátima.

Será aceito envio de inscrições pelo Correio, via Sedex, aos cuidados da Secretaria Geral de Cursos (pós-graduação), desde que a postagem ocorra até o dia 15 de maio. Para se inscrever o candidato deve apresentar um pré-projeto de pesquisa, conforme orientações do Edital 306/UFFS/2015, no qual constam detalhes sobre os procedimentos de inscrição e demais documentos necessários.

Processo Seletivo

O Processo Seletivo será conduzido por Comissão de Seleção, constituída por docentes do PPGPE-UFFS, e terá duas etapas: a primeira, que acontecerá no dia 15 de junho, será composta de prova escrita de conhecimentos específicas; a segunda, que será realizada no período de 13 a 17 de julho, será de arguição sobre o pré-projeto de pesquisa e sobre o curriculum vitae.

A homologação do resultado final do processo seletivo deve ocorrer no dia 27 de julho e as matrículas dos aprovados no período de 12 a 14 de agosto.