VII Semana Acadêmica de Engenharia Ambiental e Sanitária aborda inovações e perspectivas no saneamento
A VII SENAM ocorrerá do dia 25 a 29 de setembro

Publicado em: 22 de setembro de 2017 17h09min / Atualizado em: 25 de setembro de 2017 17h09min

A VII Semana Acadêmica do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da UFFS – Campus Chapecó (SENAM) abordará o tema: “Saneamento: inovações e perspectivas” e acontecerá no Auditório do Bloco dos Professores da Universidade.  As inscrições são gratuitas, e o evento é aberto a todos os interessados. É organizado pelo Centro Acadêmico de Engenharia Ambiental e Sanitária (CAEAS) e conta com o apoio e patrocínio de diversas empresas.

Para o vice-presidente do CAEAS, Lucas Sousa Barbosa, o tema desta edição é muito pertinente, ainda mais considerando que “no país, apenas 50% dos municípios possuem rede de esgoto e apenas 43% deste esgoto coletado é tratado”. Desse modo, segundo o vice-presidente, os temas foram escolhidos para “apresentar à comunidade os métodos mais atuais para o tratamento de efluentes, manejo de resíduos sólidos, redes de abastecimento, preservação dos recursos naturais, obtenção de dados para pesquisas e experiências acadêmicas e profissionais”.

Na segunda-feira (25), as palestras ocorrerão no período da tarde e tratarão sobre “Metodologias ativas de aprendizagem e a Graduação universitária”, “Conceito lixo zero” e “Tecnologia de lodos ativados para esgotamento sanitário”. Já na tarde de terça-feira (26), os temas das palestras serão “Sistemas individuais e alternativos de água e tratamento de afluentes”, “Panorama nacional dos resíduos sólidos urbanos: desafios e perspectivas” e “Sistemas de abastecimento de águas: controle operacional e redução de perdas”. Na quarta-feira (27), os palestrantes abordarão os “Processos de remediação do solo e água: biorremediação e fitorremediação”, “Biodiversidade, preservação e usos múltiplos dos recursos hídricos” e o “Uso da esprectoscopia no infravermelho próximo (NIRS) nas ciências ambientais”. Na quinta-feira (28), de manhã, serão feitas visitas técnicas na Casan, Aurora e Nord Eletric, e à tarde, minicurso de oratória e minicurso de Autocad. Na sexta-feira (29), para finalizar a VII SENAM, ocorrerá uma mesa-redonda de “Saneamento e saúde: papel da Eng. Ambiental na saúde ambiental” (veja a programação completa abaixo).

A presidente do Centro Acadêmico de Engenharia Ambiental e Sanitária, Luciene Rodrigues Adorno, ressalta que “quanto mais pessoas discutirem sobre o assunto, mais ideias e/ou soluções serão geradas, assim, o desenvolvimento científico avança. Com pequenas contribuições, diretas ou não, as melhorias para a população são criadas. Nós, do CAEAS, buscamos trazer palestras diversas que tratam a parte do saneamento básico, sua relação com a saúde pública e medidas remediativas para os problemas ocasionados”.