UFFS tem equipe mais empreendedora de SC entre universidades públicas
Desafio ReUni teve, na final, dez equipes. Empreende UFFS, do Campus Chapecó, ficou em 2º lugar geral.

Publicado em: 03 de outubro de 2022 13h10min / Atualizado em: 04 de outubro de 2022 21h10min

Pressão, tempo curto, foco, equilíbrio emocional e conhecimentos aplicados são alguns dos elementos envolvidos na final estadual do Desafio ReUni, considerado a maior competição de empreendedorismo universitário do Brasil. Foi por isso – e por outros desafios – que passaram os estudantes da UFFS – Campus Chapecó que fizeram parte da equipe Empreende UFFS. Eles ficaram em segundo lugar geral e em primeiro entre as equipes de universidades públicas na final estadual da competição, entre os dias 23 a 25 de setembro.

Formada pelos estudantes Allan Mafessoni (Administração), Cintia Marques (Administração), Dawana Perin (Administração), Franciele Dalarosa (Ciência da Computação), Larissa da Rosa (Administração), Laura Schirmann (Administração) e Luan Bortoli (Ciência da Computação) e pelos  professores Humberto Tosta e Bianca Fortes, a equipe foi classificada para a final estadual ao ficar em primeiro lugar na etapa regional, que aconteceu dos dias 16 a 18, em Chapecó.

Quase todos os componentes da equipe já se conheciam. O vínculo vinha do curso, Administração, e por participarem do Movimento Empreende UFFS. Os dois estudantes de Ciência da Computação, Franciele e Luan, agora também fazem parte do Empreende UFFS.

Laura explica que na primeira fase do desafio o grupo optou por criar uma startup voltada a imigrantes e mulheres. Já na segunda, precisou optar por um dos públicos, o feminino. A dor a ser resolvida foi a qualificação e a inserção de mulheres no mercado de tecnologia. A solução foi dada pelo grupo com cursos híbridos, com universidades parceiras e empresas com demanda dessa mão de obra. “O diferencial é que não propusemos somente um curso de qualificação à comunidade. Propusemos uma ponte com as empresas demandantes, com o acompanhamento e a inserção dessas mulheres no mercado de trabalho”, explicou Laura.

A avaliação comum dos membros é que a equipe foi muito bem. A lista dos itens que precisavam estar resolvidos ficou completa, e eles apontam que foram detalhes que fizeram a equipe da Unesc chegar em primeiro lugar. “O Movimento Empreende UFFS fez muita diferença para nós. A vivência diferenciada, os cursos, as qualificações e as participações em outros eventos nos trouxe experiências importantíssimas. Estamos inseridos no ecossistema de inovação e empreendedorismo”, apontou ela.

O professor Humberto lembra que na competição foram 375 inscritos, 37 universidades com 44 times, 77 mentores, dez centros de inovação e mais de mil envolvidos em fazer todos os eventos  regionais e o final. “Foi uma grande conquista, com um ambiente muito desafiador e times muitos fortes”, avaliou. Ele conta que a equipe conseguiu inserir cinco objetivos de desenvolvimento sustentável (ODSs) – mais do que o exigido pela competição –, e que houve um equilíbrio emocional muito positivo por parte dos membros da equipe.

“Aumentamos nossa confiança em nos mesmos. Conseguimos perceber ainda mais a diferença que a UFFS e que o Empreende UFFS fazem. Estamos tendo um reconhecimento, o que é muito importante, já que trabalhamos duro no Empreende UFFS e nem sempre essa atuação é vista. Agora, muitos estão perguntando a respeito da competição. O pessoal está curioso e procurando saber mais sobre o Empreende UFFS. Plantamos a sementinha”, finalizou Laura.