TCC de estudante de Engenharia Ambiental concorre à premiação nesta sexta-feira (06)
Trabalho é um dos três finalistas que concorrem ao Prêmio "Samuel Chamecki"

Publicado em: 05 de outubro de 2017 11h10min / Atualizado em: 06 de outubro de 2017 10h10min

O Trabalho de Conclusão de Curso do egresso de Engenharia Ambiental e Sanitária do Campus Chapecó, Felipe Ogliari Bandeira, foi classificado como um dos três finalistas que concorrem ao Prêmio Samuel Chamecki, promovido pelo Núcleo Regional Paraná/Santa Catarina da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS - NRPS).

Com o tema “Estudo da resistência ao cisalhamento de misturas de solo argiloso com resíduo de borracha de pneus”, Bandeira teve como objetivo estudar a resistência ao cisalhamento de misturas de solo argiloso residual de basalto com resíduo de borracha de pneus, para a verificação da viabilidade de sua utilização em obras de engenharia geotécnica. As amostras de solo foram coletadas na Área Experimental do Campus Chapecó, e os resíduos de borracha foram fornecidos por uma empresa de recauchutagem de pneus.
Sob a orientação do professor Mauro Menegotto, o trabalho encontrou resultados importantes. De acordo com o professor, embora as misturas de solo com borracha tenham apresentado menor resistência do que o solo puro, elas ainda possuem características de resistência que podem suprir as demandas de obras de engenharia, como em aterros rodoviários, aterros sobre solos deformáveis ou de baixa resistência, material de reaterro de estruturas de arrimo, entre outros. “Dessa forma, o emprego de misturas de solo com resíduos de borracha de pneus apresenta-se como uma alternativa viável para utilização em obras geotécnicas, pois promove a redução do peso próprio do material, ao mesmo tempo em que permite uma destinação final adequada a este resíduo”, explicou.
O diferencial do trabalho do estudante, que o levou a concorrer ao prêmio, foi o fato de ser um dos primeiros trabalhos científicos sobre o estudo da resistência dos solos da região Oeste de Santa Catarina, aliado, principalmente, à questão ambiental, com a preocupação acerca da disposição inadequada dos resíduos de pneus e a busca por alternativas ambientalmente viáveis de sua reutilização, diminuindo a necessidade de extração de recursos naturais.
Para Menegotto, Felipe Ogliari Bandeira sempre foi um estudante dedicado e comprometido com atividades de pesquisa. Durante a Graduação, ele já havia desenvolvido um projeto de Iniciação Científica sobre a caracterização geotécnica do solo da Área Experimental do Campus Chapecó. “Esta indicação como finalista, para concorrer ao prêmio mostra como os estudantes da UFFS estão obtendo uma formação sólida e de qualidade, com o mesmo nível de outras Instituições de Ensino Superior mais antigas e consagradas. Também serve de incentivo aos demais alunos do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária para o aprofundamento do conhecimento na área de Geotecnia, a qual utiliza os conhecimentos da Engenharia no projeto, na execução e no acompanhamento de obras que dependam do comportamento dos solos e/ou das rochas”, afirmou.
Prêmio
O Prêmio Samuel Chamecki de iniciação à Geotecnia destina-se a distinguir o autor do melhor Trabalho de Conclusão de Curso de alunos de Graduação de Engenharia Civil e áreas afins das universidades do Paraná e de Santa Catarina, no biênio 2015-2016, sobre qualquer um dos temas enunciados entre os objetivos da ABMS.
O resultado final da premiação será divulgado no dia 06 de outubro de 2017, em um evento gratuito realizado pela ABMS-NRPS, no Salão de Atos da Unochapecó. Neste evento serão realizadas palestras da área de Geotecnia, inclusive com a apresentação dos três TCCs finalistas.

Inscrições para participação no evento.