RU da UFFS – Campus Chapecó passa a oferecer prato vegetariano diariamente

Publicado em: 03 de agosto de 2016 14h08min / Atualizado em: 04 de janeiro de 2017 11h01min

Seguindo os resultados de uma pesquisa sobre restrições alimentares, realizada no primeiro trimestre do ano, o Restaurante Universitário (RU) da UFFS – Campus Chapecó passa a oferecer uma preparação a mais no almoço e no jantar: pratos vegetarianos. A novidade começou a ser oferecida no retorno às aulas, em 1º de agosto.

Conforme a nutricionista que atua no Campus Chapecó, Luciana De David Parizotto, a pesquisa identificou um número significativo de usuários do RU adeptos de diferentes formas de vegetarianismo – da amostra de 586 usuários, 14% disseram não comer nenhum tipo de carne. O RU da UFFS – Campus Chapecó também fez uma pesquisa de satisfação em junho, e a questão apareceu novamente.

A partir do resultado e com base em muitos pedidos de usuários, houve conversas com a cessionária e feito o acordo para a oferta das preparações que atendam a esta demanda. “Por experiência em outros RUs, a cessionária já esperava por essa necessidade”, ressaltou Luciana.

Para a estudante Paola Cassol, da oitava fase do curso de Engenharia Ambiental, a opção é bastante interessante. “Como almoçamos aqui todos os dias, podemos nos alimentar muito melhor, suprir a necessidade de proteína com esse prato, já que não ingerimos a carne. Conseguimos manter a alimentação saudável, podendo aproveitar o benefício da alimentação no RU”.

As preparações, à base de proteína texturizada de soja (PTS), variam conforme a composição do cardápio de cada dia: poderão ser servidas como salada ou como prato principal (como PTS em molho, por exemplo). Quando o vegetariano for servido como principal, também haverá o cárneo aos usuários não-vegetarianos.

Outra novidade implantada a partir do início do semestre 2016.2 é o horário do jantar. Ele inicia normalmente, às 17h40, mas foi estendido até as 19h. Já o horário do almoço continua das 11h15 às 13h.