Mestrado em Estudos Linguísticos é conceito 4 da CAPES
Comissão de área da CAPES reavaliou a primeira nota dada ao programa

Publicado em: 21 de dezembro de 2017 11h12min / Atualizado em: 21 de dezembro de 2017 13h12min

Nesta semana, o Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL) do Campus Chapecó só tem motivos para comemorar. A Comissão de Área da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) reavaliou a nota atribuída ao Programa e conceituou o mestrado com nota 4.

Em agosto deste ano, no parecer da avaliação quadrienal, a CAPES havia atribuído ao PPGEL a manutenção do conceito 3, mas a Coordenação do Programa, juntamente com os docentes e a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEPG), depararam-se com alguns pontos de possíveis incongruências entre o que é descrito na avaliação de cada quesito e o conceito a ele atribuído e solicitaram a reconsideração no período previsto.

Nessa reavaliação, o parecer da Comissão de Área da CAPES atribuiu nota 4 ao PPGEL. Na reconsideração contou positivamente a produção do corpo docente. De acordo com a professora que era coordenadora do Programa na época do pedido de reconsideração, Mary Neiva Surdi da Luz, alguns pontos atendiam aos critérios da CAPES. “O pedido de reconsideração foi encaminhado em função de termos observado na ficha de avaliação, publicada em setembro de 2017, que havia alguns pontos que poderiam ser reconsiderados, pois, em nossa leitura, o PPGEL atendia aos critérios apresentados no Relatório de Avaliação 2013-2016 quadrienal 2017, da área, sendo que o principal ponto reavaliado foi a produção intelectual, ou seja, a qualificação da produção docente”, explicou.

Para a professora e atual coordenadora do PPGEL, Angela Stube, é importante destacar que a nota 4 possibilita ao curso  propor o Doutorado na área. “Essa nota é resultado de um trabalho conjunto de todos docentes do Programa, discentes, técnicos, PROPEPG, Direção do Campus, que vêm desde a demanda surgida, na I COEPE, de um programa Stricto Sensu em Estudos Linguísticos na UFFS. Em 2011 submetemos o APCN à Capes, com aprovação. Em 2012 iniciou a primeira turma e já estamos em nossa 6ª turma e temos 58 dissertações defendidas”, ressaltou.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Joviles Trevisol, também explicou que o Conselho Técnico-Científico da Educação Superior da Capes (CTC-ES) analisou 890 pedidos de reconsideração submetidos pelas Instituições de Ensino Superior Brasileiras (IES). “O reexame segue os mesmos ritos e exigências da primeira avaliação. A reanálise é muito rigorosa. Construímos o pedido de reconsideração com muita qualidade e o detalhamento necessário. A Área de Linguística e Literatura reconheceu a pertinência do recurso e, principalmente, reconheceu que o Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, apesar de muito jovem, encontra-se num processo intenso de consolidação”, afirmou.

Trevisol ainda reafirmou que a nota é uma importante conquista para o programa. “A nota 4 abre a possibilidade para o envio do projeto de Doutorado, além do aumento do valor do PROAP e outros benefícios. É uma inegável conquista para o PPGEL e para toda a UFFS. Indica que estamos trilhando o caminho correto. Estamos trabalhando fortemente para termos, na próxima avaliação quadrienal em 2021, a nota 4 em todos os nossos programas. É uma grande conquista, para ser comemorada nesse final de ano", concluiu.