Mestrado em Enfermagem tem primeiro edital de seleção publicado
Inscrições serão abertas no período de 3 de novembro a 5 de dezembro

Publicado em: 25 de outubro de 2023 12h10min / Atualizado em: 31 de outubro de 2023 16h10min

O primeiro edital do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFFS – Campus Chapecó está publicado. Interessado em cursarem o mestrado podem se inscrever de 3 de novembro a 4 de dezembro, conforme o Edital nº 1/PPGENF/UFFS/2023. São oferecidas até 20 vagas para ingresso no primeiro semestre de 2024. A área de concentração é Enfermagem em Saúde Coletiva, e as linhas de pesquisa são: 1. Políticas e práticas de cuidado em saúde e Enfermagem em Saúde Coletiva e 2. Processos formativos e educativos em Enfermagem em Saúde Coletiva.
Para a inscrição no processo seletivo, não há cobrança de taxa de inscrição, assim como não há cobrança de mensalidade para quem for aprovado no mestrado. O candidato deverá preencher o formulário de inscrição e encaminhá-lo com os documentos indicados no item 3.3 do edital para o endereço eletrônico ppgenf@uffs.edu.br. A seleção terá três etapas: avaliação do projeto (etapa eliminatória); entrevista, apresentação e arguição de projeto e análise do perfil do candidato (etapa classificatória) e análise do currículo Lattes (etapa classificatória).

O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnf)

Desde 2016, 16 professores trabalham para a criação do mestrado. A proposta, apoiada pelo curso de Enfermagem e pela UFFS, foi aprovada pela Capes em 2023.
Conforme o coordenador do PPGEnf, Jeferson Santos Araújo, “o programa possui uma excelente infraestrutura para os alunos, composta por laboratórios e bibliotecas, acesso a acervos literários, banco de dados científicos e conta com um corpo docente com vasta experiência na formação de recursos humanos qualificados em Saúde e Enfermagem”.

Ele ressalta que o curso de graduação em Enfermagem da UFFS exerce, há mais de 12 anos, protagonismo na região, qualificando enfermeiros voltados a atender as demandas de saúde do oeste catarinense, além da demanda por mestres em Enfermagem em toda região. 

Por fim, o professor fala sobre as expectativas do corpo docente sobre o programa e o primeiro processo seletivo: “formar excelentes enfermeiros pesquisadores, mestres em Enfermagem, e produzir e socializar conhecimentos científicos, de extensão e inserção social, para contribuir com o desenvolvimento da sociedade de Chapecó e de toda Mesorregião da Grande Fronteira do Mercosul”.