Inédita no Oeste catarinense, XIX Reunião Paleo PR/SC será realizada na UFFS – Campus Chapecó
Evento de paleontologia terá palestras, minicursos e apresentação de pesquisas

Publicado em: 05 de outubro de 2017 09h10min / Atualizado em: 16 de outubro de 2017 11h10min

A XIX Reunião de paleontólogos dos estados do Paraná e de Santa Catarina ocorrerá pela primeira vez no município de Chapecó, mais precisamente nas dependências da UFFS – Campus Chapecó. O evento será nos dias 1º, 2 e 3 de dezembro.

As reuniões Paleo são realizadas anualmente em várias regiões do Brasil, com o apoio da Sociedade Brasileira de Paleontologia. O evento tem como objetivo congregar estudantes, professores, pesquisadores e todos os interessados em Paleontologia. O evento terá palestras, minicursos e apresentações de resultados de pesquisas científicas. Dois palestrantes já estão confirmados: a doutora em Geociências – área de concentração em Paleontologia, Patrícia Hadler Rodrigues, que tratará do tema “Pequenos mamíferos como indicadores paleoambientais”, e o paleoartista Rodolgo Nogueira, que abordará "Por que amamos Paleontologia?".

Para a coordenadora geral da Reunião e professora do curso de Geografia da UFFS – Campus Chapecó, Gisele Lima, são várias as contribuições deste evento para a região: por ser a primeira discussão da Paleontologia no Oeste, a Reunião deve fomentar a pesquisa nesta área, mostrar os trabalhos que já estão sendo realizados, incentivar as pesquisas e aproximar a Paleontologia do cotidiano das pessoas. Para que seja mais fácil a visualização dessa aproximação, pesquisas de campo serão realizadas em Lindóia do Sul, onde foram encontradas paleotocas cavadas por animais já extintos – conforme a professora, de 20 a 30 mil anos atrás.

Para interessados em apresentar pesquisas científicas, as inscrições para a submissão de trabalhos estão abertas até dia 19 de novembro. O custo é de R$ 40, e os participantes devem realizar um depósito bancário para efetivá-la.

Mais informações, orientações sobre as inscrições e submissão dos trabalhos estão disponíveis no site do evento.

A coordenadora Gisele Lima ressalta que há um potencial muito grande para estudos paleontológicos na área da Fronteira Sul e convida todos a conhecer a história natural da região. “É sempre importante conhecer a nossa história para poder preservar o que essa história deixou registrado”.
Instituições de ensino superior dos estados do Paraná e Santa Catarina fazem parte da organização do evento. A Universidade Estadual do Paraná, Universidade Tecnológica Federal do Paraná e a Universidade Federal de Santa Catarina estão apoiando a realização da XIX Reunião Paleo PR/SC.