III Competição Sul brasileira de identificação do solo é realizada no Campus Chapecó
Evento aconteceu no último final de semana

Publicado em: 17 de abril de 2018 09h04min / Atualizado em: 18 de abril de 2018 10h04min

Incentivar estudantes, principalmente dos cursos de Graduação em Agronomia e de Pós-graduação em Ciência do Solo da região Sul do Brasil a se interessarem pela Pedologia, uma subárea da Ciência do Solo que trata exclusivamente da formação, classificação e distribuição dos diferentes tipos de solos existentes na paisagem. Esse é o principal objetivo da III Competição Sul brasileira de identificação do solo, que aconteceu nos dias 14 e 15, no Campus Chapecó.

De acordo com o coordenador do evento no Campus Chapecó, professor Fernando Perobelli, para os Engenheiros Agrônomos a Pedologia é importante, principalmente, porque permite que estes reconheçam os diferentes tipos de solos na paisagem, suas características e vocação ao uso agrícola ou as atividades agropecuárias, permitindo que melhor planejem sua utilização, evitando sua degradação. “Também é objetivo desse evento incentivar a prática e o ensino da Pedologia nas instituições de ensino e pesquisa da região Sul do Brasil, promover a integração e a troca de experiência entre estudantes, professores e técnicos que atuam na área e divulgar a Pedologia brasileira”, explicou.
A atividade, segundo Perobelli, também é realizada como resposta a falta de investimentos e incentivos governamentais na formação de novos técnicos nesta área deixando a mesma defasada em quantidade e qualidade de treinamento para o atendimento das demandas socioambientais atuais em nível nacional e mundial.
O evento que já está na terceira edição ocorreu por incentivo do Núcleo Regional Sul da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS), também em concomitância com a XII Reunião Sul Brasileira de Ciência do Solo, ocorrida na UNOESC, na cidade de Xanxerê. A primeira competição ocorreu em Santa Maria, organizada pelo Departamento de Ciência do Solo da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a segunda ocorreu no município de Frederico Westphalen e foi organizada pela Diretoria do Núcleo Regional Sul da SBCS e pelo curso de Agronomia do Campus da UFSM.
Na programação, além da competição, os participantes tiveram a palestra sobre “Solos da Região Oeste de Santa Catarina”, com o professor da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Jaime Almeida. O vice-reitor da UFFS, Antônio Andrioli, a diretora do Campus Chapecó, Lísia Regina Ferreira, também participaram da abertura do evento.

Competição
Neste ano, cinco equipes participaram das provas: Uma da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), uma da UFSM - Santa Maria, uma da UFSM - Frederico Westphalen e 2 da UFFS - Campus Cerro Largo. As equipes foram compostas por quatro estudantes, sendo pelo menos um deles da Graduação. Cada equipe teve também um técnico, professor da área de Ciência do Solo.
A equipe vencedora foi a da UFSM Santa Maria. Em segundo e terceiro lugar ficaram as equipes da UFFS – Cerro Largo.