I Colóquio GPETE terá palestra e socialização de pesquisas
Evento é aberto às comunidades acadêmica e regional.

Publicado em: 17 de outubro de 2022 13h10min / Atualizado em: 17 de outubro de 2022 20h10min

O Grupo de Pesquisa Espaço, Tempo e Educação (GPETE) promove seu I Colóquio, na sexta-feira (21) e no sábado (22). O evento, que é aberto a toda a comunidade acadêmica e regional, será presencial no auditório do Bloco A do Campus Chapecó na sexta-feira e no auditório da Reitoria no sábado.

No dia 21, o GPETE recebe o professor Ricardo Rezer (UFPEL), que abordará o tema “O sentido da pesquisa em tempos de 'elogio à ignorância': responsabilidades para a formação universitária”. A palestra acontece às 19h.

Já no dia 22 serão feitas socializações de pesquisas que vêm sendo realizadas pelos integrantes do GPETE. Pela manhã, o início das atividades será às 8h30 e, à tarde, às 13h30.

Sobre o GPETE

O Grupo de Pesquisa Espaço, Tempo e Educação (GPETE) desenvolve estudos e pesquisas comprometidos com a produção da ciência, por meio da investigação de questões problemáticas, cujo contexto implica cotidianidades, territorialidades e educação. A relevância está em olhar para a região, visibilizar e investigar os problemas, compreender os fenômenos e contribuir com processos alternativos contra-hegemônicos.

Nesse complexo, o cotidiano, o território e a educação são entendidos como constitutivos da espaço-temporalidade produtora de mundo. Envolvem processos educacionais e noções conceituais que dialogam com possibilidades investigativas, abarcando no âmbito dos espaços formais de educação, teorias, conhecimentos, métodos e metodologias. Compreende pesquisas envolvendo noções, dimensões e interações espaço-temporais e, a escola e os processos de ensinar e aprender, enquanto elos fundamentais de desenvolvimento do gênero humano, compreendido como um fenômeno histórico-cultural. Considera, também, a interlocução com espaços não formais de educação, visto que envolvem processos formadores de humanidade.

Saiba mais sobre o grupo ou entre em contato pelo gpeteuffs@gmail.com.