Escolas têm até 19 de abril para cadastro na Olimpíada de Matemática do Oeste Catarinense
VII Omoc terá duas fases de provas, além de disponibilizar treinamentos aos estudantes

Publicado em: 11 de abril de 2024 11h04min / Atualizado em: 11 de abril de 2024 19h04min

Estudantes com medalhas no peito, professores realizados, pais orgulhosos. Para chegar até a premiação da Olimpíada de Matemática do Oeste Catarinense (Omoc), promovida pela UFFS – Campus Chapecó, é preciso que as escolas deem o primeiro passo agora.

Até o dia 19 de abril, escolas da região podem se inscrever para que os estudantes façam as provas da olimpíada. Qualquer escola – pública ou privada – pode se cadastrar para participar da VII Omoc, pela ficha de inscrição.

Mas não é só isso: além das provas, os alunos também podem participar de treinamentos para a realização dos testes. Treinamentos presenciais poderão ser feitos a partir de agendamentos prévios (a partir do dia 22 de abril, pelo e-mail omoc@uffs.edu.br ou do whatsapp 49 99109-4147). Os materiais para treinamento serão disponibilizados no site da olimpíada, e os estudantes podem assistir aos vídeos de resolução de exercícios no canal da Omoc no YouTube.

São três níveis, de acordo com a escolaridade do aluno: Nível I (alunos dos 6º ou 7º anos); Nível II (alunos dos 8º ou 9º anos); e Nível III ( para estudantes matriculados em qualquer ano do Ensino Médio quando da realização da prova da OMOC, ou que, tendo concluído o Ensino Médio menos de um ano antes, não tenham ingressado em curso de nível superior até a data da realização da prova da OMOC). Cabe ao professor responsável de cada escola a realização da inscrição dos estudantes interessados em participar.

A VII Omoc terá duas fases. A primeira é presencial, nas escolas inscritas (o arquivo da prova será enviado por e-mail ao professor responsável) e será aplicada em 15 de agosto. Quem atingir pelo menos 60 pontos na primeira fase fará a segunda prova, na UFFS – Campus Chapecó, no dia 26 de outubro.

Os estudantes com as melhores pontuações finais em cada nível receberão medalhas e certificados, em cerimônia na UFFS – Campus Chapecó, no dia 7 de dezembro. Também serão homenageadas as escolas com maior relação entre alunos premiados e alunos matriculados; e com maior número de estudantes premiados.

Mais informações podem ser obtidas no site da Omoc, por e-mail omoc@uffs.edu.br ou pelo telefone/WhatsApp 49 9 91094147.