Quilombolas conversam com comunidade acadêmica na UFFS – Campus Cerro Largo

Publicado em: 25 de novembro de 2015 09h11min / Atualizado em: 25 de novembro de 2015 09h11min

Na Semana da Consciência Negra, a UFFS – Campus Cerro Largo, em parceria com o Governo Municipal, realizou diversas atividades de conscientização sobre a história da comunidade negra, principalmente no Rio Grande do Sul. Na segunda-feira (23), pela manhã, ocorreu a abertura do evento e, na sequência, palestra sobre prevenção do câncer de próstata. À tarde, foi apresentada uma peça teatral produzida pela SMED de Entre-Ijuís, seguida da I Jornada Quilombola, um bate-papo com representantes das comunidades Quilombo Corrêa (18 quilômetros de Giruá) e Passo do Araçá (do município de Catuípe). Segundo o professor da UFFS Adelmir Fiabani, “este foi um momento histórico para a Universidade, pois é a primeira vez que os recebemos em nosso espaço para que sejam ouvidos".

Os representantes das comunidades puderam contar suas histórias, falar de sua cultura, forma de vida, expectativas e interagir com a comunidade acadêmica presente no auditório do Bloco A da UFFS. Para Maria dos Santos, da comunidade Passo do Araçá, é motivo de orgulho ser neta e bisneta de um quilombola: “Sinto-me honrada em ser uma pessoa que faz parte dos quilombos, de ser bisneta de uma pessoa que veio como se fosse um objeto trazido da África e trabalhar como um escravo”, expressa.

A comunidade de Maria foi reconhecida como quilombola em 2008, enquanto que a Quilombo Corrêa obteve o reconhecimento em 2010. Os artigos 215 e 216 da Constituição da República Federativa do Brasil (1988) preveem o reconhecimento de suas terras como propriedade definitiva, além de estabelecerem-nas como patrimônio cultural material e imaterial brasileiro. Segundo Fiabani, existem, atualmente, no Brasil, cerca de 4500 comunidades quilombolas e no Rio Grande do Sul são 109 reconhecidas. “Elas representam o reduto que mais preserva a cultura negra no Brasil. São nelas que ainda se encontram celebrações oriundas do século XVIII, por exemplo”, explica.

Porém, conforme afirma o professor, muitos jovens saem desses redutos para trabalhar nas cidades. “No RS, as comunidades estão 'envelhecendo', os mais velhos ficam, pois recebem os benefícios de aposentadoria, e os mais jovens saem. Uma pesquisa recente informa que esses territórios no estado diminuíram 53% o número de habitantes”, revela Fiabani. Na Quilombo Corrêa, por exemplo, são seis famílias remanescentes e seus representantes afirmam que não há mais jovens, pois todos saíram para trabalhar na cidade.

No entanto, o jovem quilombola de 16 anos, Jack Marciano dos Santos de Moura, afirma que não pretende sair de sua comunidade, a Passo do Araçá: “tenho muito interesse em ficar, por isso curso extensão rural. Quero substituir meu pai e minha mãe que trabalham na agricultura e recebo muito incentivo da comunidade para continuar os passos deles”. Ele ainda diz que pretende cursar uma faculdade para levar os conhecimentos para a comunidade.

O que é um quilombola?

De acordo com o Decreto nº 4887/2003, que regulamenta o procedimento para identificação das terras ocupadas por essas comunidades, quilombolas são os grupos étnico-raciais com trajetória e ancestralidade negra relacionada com a resistência à opressão histórica sofrida.

Semana da Consciência Negra

As atividades da Semana da Consciência Negra continuam até a próxima segunda-feira (30) em vários locais do município de Cerro Largo. Elas recebem o apoio da Liga de Combate ao Câncer e Grupos da 3ª Idade. Veja abaixo a continuação da programação:

26 de novembro

Apresentação de documentário sobre comunidades quilombolas do Rio Grande do Sul e realização de atividades pedagógicas, sob coordenação do professor da UFFS, Adelmir Fiabani.

Local: Pe. José Inácio Schardong; Horário: 8h.

27 de novembro

Local: Escola Dom Pedro II; Horário: 8h.

30 de novembro

14h30: Apresentação de documentário sobre comunidades quilombolas do Rio Grande do Sul;

15h: Curso de formação da Unidade de Saúde do Município com servidores da Saúde e Agentes Comunitários de Saúde, com o tema: Consciência Negra – Combate ao Racismo, ministrado pelo professor da UFFS Adelmir Fiabani.

Local: Anexo II da Prefeitura Municipal.