Projeto “Vem pra UFFS” do Campus Cerro Largo recebeu centenas de estudantes de Ensino Médio em 2022
Num total de 20 visitas guiadas

Publicado em: 16 de dezembro de 2022 16h12min / Atualizado em: 30 de janeiro de 2023 09h01min

Em 2022, o projeto “Vem pra UFFS” foi retomado no Campus Cerro Largo, após à redução dos níveis de restrições impostas pela pandemia do Covid-19. Remodelado, o projeto passou a receber as Escolas de Ensino Médio individualmente, mediante agendamento, e com visitação guiada. Com isso, foi possível receber aos estudantes visitantes com maior diligência, atendendo às suas demandas e dúvidas particulares.

De abril a dezembro foram realizadas 20 visitas, envolvendo turmas de 17 Escolas da região Macromissioneira, num total de 13 municípios abrangidos e 610 visitantes, entre estudantes e professores.

Considerando as três principais Coordenadorias Regionais de Educação da região de entorno do Campus Cerro Largo (14ª Santo Ângelo; 17ª Santa Rosa; 32ª São Luiz Gonzaga), foram abrangidas 20% das Instituições Estaduais de Ensino Médio. Na região da 14ª CRE Santo Ângelo especificamente, esse percentual foi de 30%.

No roteiro, há um acolhimento e apresentação da UFFS e sua estrutura, seguida de uma conversa no auditório sobre os cursos disponíveis no Campus, formas de ingresso, política de assistência estudantil e auxílios socioeconômicos; e por fim a visitação aos blocos de laboratórios, onde por vezes são realizadas práticas e demonstrações, com informações mais específicas dos cursos de graduação e projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos.  Quando há disponibilidade da Escola, os estudantes realizaram uma refeição no Restaurante Universitário.

As ações foram organizadas pela Comissão de Eventos do Campus, com a expectativa de que fortaleçam a visão do papel social e educador da UFFS, e que os estudantes visitantes vislumbrem as possibilidades regionais de Ensino Superior público e de qualidade, e que escolham a UFFS – Campus Cerro Largo para a sua formação profissional.