Incubadora Tecnossocial da UFFS – Campus Cerro Largo cria Fórum de Gestão Social

Publicado em: 07 de novembro de 2016 13h11min / Atualizado em: 07 de novembro de 2016 13h11min

No final de agosto deste ano, a Incubadora Tecnossocial de Cooperativas e Empreendimentos Econômicos Solidários (ITCEES) da UFFS – Campus Cerro Largo e entidades representativas reuniram-se para debater a questão da coleta seletiva de lixo de Cerro Largo. Esse foi o primeiro encontro do Fórum de Gestão Social, que tem o objetivo inicial de viabilizar a criação de uma cooperativa de catadores de resíduos sólidos no município, além de debater problemas sociais que exijam uma atuação conjunta por parte da sociedade. “A questão da coleta seletiva e da gestão de resíduos sólidos, de maneira geral, é bastante complexa e depende de uma atuação simultânea em várias frentes. Aliás, a coleta seletiva não é importante apenas para os catadores. É uma questão de saúde pública”, explica um dos coordenadores da Incubadora, o professor da UFFS, Artur Wuerges (foto).

frum_gesto_social_2_optCom a ajuda da ITCEES, a Cooperativa de Catadores foi fundada no dia 3 de novembro e atualmente está sendo redigido o seu estatuto. A formalização desse grupo que já atua na atividade da coleta de lixo envolve a sua constituição enquanto cooperativa, garantindo que haja segurança jurídica, que tenha CNPJ, estatutos, regimento e sede. A cooperativa também garante que haja inclusão social, visando geração de trabalho e renda, bem como a melhor gestão de resíduos na cidade.

Fórum de Gestão Social

O professor Artur explica que pensar em gestão social é pensar além da gestão de políticas públicas e não se restringe à esfera público-governamental, mas sim estabelecer articulações para ações de intervenções e de transformação social, sobressaindo o interesse público da sociedade e formando consciência crítica dos cidadãos.

O Fórum de Gestão Social está atualmente dividido em três comitês de trabalho: Comitê de Educação Ambiental, Comitê para Elaboração do Estatuto da Cooperativa de Catadores e Comitê Técnico, que envolve engenheiros e especialistas para elaboração de pareceres técnicos. O Fórum é composto por entidades representativas como o Poder Judiciário, a Promotoria Pública, a Defensoria Pública, a Prefeitura Municipal, a Câmara de Vereadores, o Lions Clube, o Rotary, a Cáritas, além da própria UFFS.