Egressa da graduação da UFFS – Campus Cerro Largo tem projeto selecionado no Juventude Empreendedora
Bruna foi a única selecionada do Rio Grande do Sul.

Publicado em: 06 de outubro de 2021 15h10min / Atualizado em: 07 de outubro de 2021 10h10min

Bruna Ester Grumicker Pereira é natural de Santa Rosa e formou-se em Engenharia Ambiental e Sanitária na UFFS – Campus Cerro Largo em 2020. Recentemente, ela participou da 2ª edição do Juventude Empreendedora, promovido pelo Conselho Nacional da Juventude (CONJUVE) e desenvolvido pela Agência de Fomento Social – Besouro.

Foram apresentadas mais de 10 mil ideias para a seleção de uma incubação gratuita, por 90 dias, para os 60 melhores projetos do país, e Bruna foi a única selecionada do estado do Rio Grande do Sul. Na capacitação foram abordados os temas de finanças, comunicação, gestão de pessoas, dicas e guias práticos para auxiliar no enfrentamento da crise e encontrar uma nova oportunidade de geração de renda.

O curso foi destinado a jovens de 17 a 29 anos de todo o país e constituído de aulas ao vivo e atividades voltadas à criação de um plano de negócio executável. O projeto de Bruna advém de sua formação na UFFS: “em 2020 concluí o curso de graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária na Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo e, partir daí, surgiu a ideia de unir o empreendedorismo com um compartimento da área ambiental”, diz a egressa. “Desenvolvi um projeto que visa aplicar uma solução viável para a problemática da gestão de resíduos sólidos recicláveis em Santa Rosa/RS”, explica Bruna.

De acordo com Bruna, os resíduos são pouquíssimo aproveitados pela reciclagem. “Dessa forma, acabam indo diretamente para o aterro sanitário gerando um custo oneroso para os cofres públicos e, consequentemente, para a população”, destaca Bruna. Após o período de incubação, pretende-se passar para a fase de execução do plano de negócio. Atualmente, Bruna cursa a especialização em Gestão de Negócios no Instituto Federal Farroupilha (IFFAR) e é acadêmica do Mestrado em Ambiente e Tecnologias Sustentáveis (PPGATS) da UFFS – Campus Cerro Largo.