Campus Cerro Largo realiza ações alusivas à Semana Mundial do Meio Ambiente em municípios da região
As ações ocorreram em Cândido Godói e Roque Gonzales.

Publicado em: 20 de junho de 2022 13h06min / Atualizado em: 20 de junho de 2022 17h06min

No dia 08 de junho de 2022, a professora Alcione A. A. Alves, coordenadora do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, organizou uma comitiva da UFFS — Campus Cerro Largo, composta por estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação do Campus, pela professora Rosangela I. M. Uhmann e pela servidora técnico-administrativa Carina da Silva Corrêa para participar do Workshop Ambiental no Município de Cândido Godói-RS.

O 1° Workshop Ambiental do Município de Cândido Godói, promovido pela Prefeitura Municipal, foi realizado em alusão a Semana Mundial de Meio Ambiente. O evento contou com público diverso e a participação massiva de estudantes daquele município, que puderam conhecer um pouco mais da UFFS, seus projetos de ensino, pesquisa, extensão e inovação, bem como os cursos de graduação e pós-graduação, apresentados por parte dos estudantes e das professoras da UFFS em estande específico da Instituição.

Na ocasião, foram distribuídos informativos dos cursos de graduação e pós-graduação, repelente natural confeccionado por projeto de pesquisa e 50 mudas de espécies nativas (doação da Cermissões) a quem visitou o estande; além da apresentação do ECOponto de resíduos específicos do programa de extensão Amigos da Reciclagem e realização de pinturas faciais, considerando a temática ambiental.

Além disso, no dia 09, a professora Rosangela I. M. Uhmann também realizou uma palestra na Escola E.E.B Érico Veríssimo, em Roque Gonzales-RS, com os alunos do 1º ao 5º ano, com o tema “A importância do meio ambiente para nossa vida”, como atividade integrada à disciplina de Agroecologia. Na oportunidade, foram abordados temos como  a necessidade de diminuição do uso de materiais descartáveis, a importância da flora e fauna, além da escolha consciente de alimentos saudáveis, sua valorização e a redução do desperdício. Para a professora, foi um diálogo simplesmente genuíno, em que os alunos demonstraram o interesse pela preservação do meio ambiente. Ela afirma que é importante abordar esses temas desde a infância, para a efetividade da Educação Ambiental.

Ações como essas têm o propósito de divulgar o ensino, a pesquisa, a extensão e a inovação aos municípios da Região Macromissioneira e fortalecer, nessa região, as atividades executadas pela UFFS e que impactam positivamente toda a sociedade.