Campus Cerro Largo realiza a 1ª Conferência das Licenciaturas

Publicado em: 10 de agosto de 2015 09h08min / Atualizado em: 10 de agosto de 2015 09h08min

No próximo dia 12 a UFFS – Campus Cerro Largo realizará a “1ª Conferência das Licenciaturas – Construindo a Política de Formação de Professores da UFFS”, biênio 2015/2016, promovida pela Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) por meio do Programa Prodocência/CAPES, com o objetivo de elaborar um documento referência para a Política Institucional de Formação Inicial Continuada de Professores da UFFS e criar o Fórum das Licenciaturas. Constituem também objetivos do evento: avaliação do percurso formativo das licenciaturas, programas e projetos de formação da UFFS; articulação de debates sobre as licenciaturas, entre docentes da educação básica, licenciandos e estudantes da pós-graduação; proposição de subsídios para a organização pedagógica dos cursos de licenciatura nos processos de criação e reformulação dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs); criação do Fórum das Licenciaturas, entre outros.

A conferência ocorrerá em quatro etapas: duas nos campi e duas institucionais, coordenadas pelos Comitês Organizadores dos Campi e pelo Comitê Organizador Institucional. O Comitê Organizador do Campus Cerro Largo ressalta a importância de uma leitura atenta do regulamento, principalmente da descrição dos Eixos Temáticos dos Grupos de Trabalho (GTs) e suas composições, a fim de que os participantes possam escolher previamente o eixo de seu interesse. A inscrição deverá ser realizada pelo e-mail: coord.acad.cl@uffs.edu.br, indicando o eixo temático escolhido.

Segundo o diretor da UFFS – Campus Cerro Largo prof. Ivann Lago, o evento será um marco no importantíssimo e permanente debate sobre a natureza e o papel da formação de professores no âmbito da UFFS e da região. “Por isso é fundamental a participação da comunidade acadêmica e de todos os setores e instituições que atuam na educação. É um momento importante para definir, por meio do debate amplo e democrático, as diretrizes para as licenciaturas em nossa instituição”, finaliza Ivann.

O evento será realizado no Auditório da Unidade Seminário. No dia 25 de setembro haverá a socialização das discussões realizadas nos GTs do Campus Cerro Largo.

Programação - 12 de agosto

Manhã:

8h30min: Abertura Oficial (Momento Cultural, formação de mesa, fala da direção do Campus e Pró-Reitoria de Graduação).

Local: Auditório da Unidade Seminário;

- Apresentação do regulamento da I Conferência das Licenciaturas – biênio 2015/2016; - PROGRAD/Prodocência - Roda de leitura do regimento e encaminhamento das ações para a formação dos grupos de trabalho (GTs);

- Organização das ações dos GTs- cronograma dos encontros de cada GT (no mínimo duas reuniões);

Tarde:

13h30min: Início das ações dos GTs.

Local: Salas 02, 03, 05, 06 e Auditório da Unidade Seminário.

Consulte o Regulamento e os Eixos Temáticos .