Campus Cerro Largo: Licenciaturas são discutidas em Conferência

Publicado em: 13 de agosto de 2015 09h08min / Atualizado em: 13 de agosto de 2015 09h08min

A 1ª Conferência das Licenciaturas da UFFS, realizada na última quarta-feira (12) no Campus Cerro Largo reuniu docentes, técnicos, licenciandos e profissionais da Educação, para refletir aspectos importantes sobre a Política de Formação de Professores da UFFS e a criação do Fórum das Licenciaturas – Biênio 2015/2016. O evento foi promovido pela Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) por meio do Programa de Consolidação das Licenciaturas (PRODOCÊNCIA) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

A conferência está organizada em quatro etapas: duas nos campi e duas institucionais, coordenadas pelos Comitês Organizadores dos Campi (COCs) e pelo Comitê Organizador Institucional (COI), respectivamente. A etapa local realizada no Campus Cerro Largo é constituída de três momentos: Plenária de Abertura, Grupos de Trabalho (GTs) e Plenária Final, com o propósito de avaliar o processo de implantação dos cursos de licenciaturas na UFFS e de apontar os eixos temáticos para a construção de princípios, diretrizes e ações da política de formação inicial e continuada de professores da UFFS.

Segundo a coordenadora do PRODOCÊNCIA/CAPES na UFFS, profa. Paula Vanessa Bervian, a conferência é fruto de um trabalho de articulação entre os campi, representado por docentes que construíram o projeto e outros que se identificaram com a proposta. “Contamos com uma grande participação dos discentes dos cursos de licenciatura, esperando que continue expressiva ao longo dos próximos encontros dos GTs, além dos professores da Educação Básica que compreendem a dimensão da conferência. Precisamos neste momento mobilizar os colegas docentes e técnicos sobre a importância de participar de um dos GTs para qualificar as discussões. Ao final desta etapa, em cada campus, serão sistematizadas as conclusões da comunidade acadêmica, com uma representatividade da comunidade externa, especialmente os profissionais da educação”, finaliza Paula.

A UFFS é a universidade pública brasileira com a maior oferta de vagas em licenciatura, segundo o Pró-Reitor de Graduação prof. João Alfredo Braida. “A maioria das universidades tem em torno de 30% de vagas nas licenciaturas, enquanto a UFFS tem um pouco mais de 50%. E isso não é por acaso. A licenciatura na UFFS tem um papel importante, o que se deve ao processo de construção dessa universidade”. Braida destacou também que a construção de uma política de formação de professores se faz necessária: “a universidade que se propõe a mudar a realidade educacional do lugar onde está precisa evidentemente de um projeto para conhecer essa realidade, e a partir daí, construir a mudança. Isso implica também em pensar a formação do professor”, finaliza.

O evento contou com a presença da comunidade acadêmica do Campus Cerro Largo, do Pró-Reitor de Graduação da UFFS, prof. João Alfredo Braida; do diretor de Organização Pedagógica da UFFS, prof. Derlan Trombetta; da secretária municipal de Educação, profa. Neiva Fogolari e de professores da educação básica. A plenária final será realizada no dia 25 de setembro.

Composição e cronograma dos GTs

De acordo com o regulamento da conferência, cada GT é composto por um membro do COC e, no mínimo, um docente de cada colegiado dos cursos de licenciatura. O Comitê Organizador do Campus é composto pelas professoras: Eliane Gonçalves dos Santos (representante dos coordenadores de área do PIBID do Campus), Fabiane de Andrade Leite (representante do PRODOCÊNCIA), Paula Vanessa Bervian (representante do PRODOCÊNCIA e Coordenadora do COC), Cleuza Pelá (representante dos coordenadores de cursos de licenciatura do Campus) e pela pedagoga Sueli Florczak Almeida (representante da coordenação acadêmica do campus).

Os próximos encontros dos GTs:

a)Projetos pedagógicos dos cursos (PPCs) das licenciaturas: consistência, fragilidades, inovação pedagógica, perfil do egresso, entre outros aspectos.

Datas: 26/08 – 13h30 na sala 307 – Bloco A e 01/09 – 8h30 na sala 303 – Bloco A.

Membro do COC: Sueli Maria Florczak Almeida - sueliflorczak@uffs.edu.br

b) Política de ingresso/permanência, evasão e retenção: avanços e fragilidades;

Datas: 26/08 – 8h30 na sala 405 – Bloco A e 03/09 – 8h30 na sala 405 – Bloco A

Membro do COC: Paula Vanessa Bervian - paula.bervian@uffs.edu.br

c) Quadro docente das licenciaturas: titulação, produção, política e ações de formação continuada dos professores das licenciaturas na UFFS;

Datas: 27/08 – 8h30 na sala 06 – Seminário e 02/09 – 13h30 na sala 06 - Seminário

Membro do COC: Fabiane de Andrade Leite - fabiane.leite@uffs.edu.br

d) Gestão pedagógica dos cursos de licenciatura: o papel do NDE, dos colegiados e do coordenador de curso;

Datas: 27/08 – 14h, na sala 06 – Seminário e 04/09 - 14h, na sala 06 – Seminário

Membro do COC: Cleuza Pelá - cleuza.pela@uffs.edu.br

e) A relação das licenciaturas com a Educação Básica e com a comunidade regional: estágios, extensão, formação continuada, pesquisa, PIBID, entre outros.

Datas: 26/08 – 8h30, na sala 06 – Seminário e 01/09 – 14h, na sala 06 – Seminário

Membro do COC: Eliane Gonçalves dos Santos - eliane.santos@uffs.edu.br