Campus Cerro Largo debaterá desenvolvimento da Região Noroeste em seminário

Publicado em: 27 de outubro de 2016 09h10min / Atualizado em: 27 de outubro de 2016 09h10min

O Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Políticas Públicas (PPGDPP) oferecido na UFFS – Campus Cerro Largo está organizando um seminário que visa debater pontos referentes ao desenvolvimento da região Noroeste do Rio Grande do Sul. O evento, intitulado “Noroeste do estado do Rio Grande do Sul: organização, planejamento e participação social em vistas do desenvolvimento”, será realizado no Campus Cerro Largo, no auditório da Unidade Seminário, no dia 9 de novembro, às 19h15.

As falas da noite serão conduzidas pelos professores da UNIJUÍ, Pedro Luiz Büttenbender e Sérgio Luís Allebrandt. Os palestrantes falarão sobre o Noroeste do RS, abordando em especial a Região Funcional 07, que abrange os Conselhos Regionais de Desenvolvimento da Região das Missões (Coredes Missões), Região Celeiro, Noroeste Colonial e Fronteira Noroeste. Nessa abordagem será destacada a questão da organização da região para o planejamento do seu desenvolvimento, bem como as possibilidades de participação da população neste processo.

Um dos organizadores desse evento, o professor do Campus Cerro Largo, Edemar Rotta, reitera a importância do debate sobre os Coredes dentro da universidade: “nosso estado trabalha, desde 1991, com os Coredes em seu processo de Planejamento. Desde este período, esta região tem construído uma história de organização, planejamento e participação em cada um dos seus respectivos Conselhos. Esta história tem sido diversa em razão das características específicas de cada microrregião, porém possuem desafios comuns, muitos deles já tratados em seus processos de planejamento e organização, outros ainda que precisam ser enfrentados. A UFFS tem sido parceira na organização dos Coredes, cabendo a ela e ao PPGDPP, de forma particular, contribuir com a reflexão e a socialização das experiências e dos processos em curso”, explica o professor.

Em síntese, para Rotta, o evento é um espaço de reflexão sobre a experiência de organização dos Coredes, “bem como um espaço de reflexão das perspectivas da Região Noroeste em termos de desenvolvimento diante dos desafios da realidade atual do estado do Rio Grande do Sul, do Brasil e do cenário internacional”, complementa.

Para participar do seminário não é necessária inscrição prévia; as inscrições serão feitas durante o evento. Haverá certificação.