ATA Nº 1/CONSUNI CPPG/UFFS/2012

ATA DA 1ª REUNIÃO DE 2012 DA CÂMARA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

Aos vinte e quatro dias do mês de abril do ano de dois mil e doze, às quatorze horas, no

Auditório da Unidade Bom Pastor, do Campus Chapecó da UFFS, em Chapecó-SC, fo

realizada a 1ª Reunião da Câmara de Pesquisa e Pós-graduação do Conselho Universitário -

CONSUNI, da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, presidida pelo Prof. JOVILES

VITÓRIO TREVISOL, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-graduação. Fizeram-se presentes à

sessão os seguintes conselheiros: JOÃO ALFREDO BRAIDA (Diretor do Campus

Realeza). Representantes Docentes: CHRISTY GANZERT GOMES PATO (Campus

Chapecó), FABRÍCIO BUENO BORGES DOS SANTOS (Campus Chapecó), HERTON

CASTIGLIONI LOPES (Campus Cerro Largo), MARCELO JACÓ KRUG (Campus Cerro

10  Largo), MARIA SILVIA CRISTOFOLI (Campus Erechim), PAULO AFONSO HARTMANN

11  (Campus Erechim - Suplente), JOSUEL ALFREDO VILELA PINTO (Campus Laranjeiras do

12  Sul), SIOMARA APARECIDA MARQUES (Campus Laranjeiras do Sul), ADOLFO FIRMINO DA

13  SILVA NETO (Campus Realeza). Representante STA: JULIANO COLLET. Não compareceu

14  à reunião por motivos justificados o conselheiro: DANILO ENRICO MARTUSCELLI

15  (Docente do Campus Chapecó), GISMAEL FRANCISCO PERIN (Docente do Campus

16  Erechim). Não compareceu à reunião e não justificou a ausência: SOLANGE MARIA DA

17  SILVA (Campus Chapecó); (MARCOS ROBERTO DA SILVA (Docente do Campus Realeza);

18  LEIDIANE APARECIDA DA CRUZ (Representante Discente); NELSON GOMES

19  (Representante da Comunidade Externa do Estado do Paraná). Fez-se presente à reunião,

20  na condição de participante ouvinte: JOSÉ CARLOS RADIN (Diretor de Pós-Graduação).

21  Verificado o quorum, o Presidente declarou aberta a reunião. A reunião iniciou com a

22  apreciação da ata da 5ª Reunião Ordinária de 2011. A ata foi aprovada pelos membros da

23  Câmara. Na sequência, passou-se aos comunicados da presidência da Câmara, que informou

24  sobre a prova de seleção para calouros concorrentes à bolsas do Programa Jovens Talentos

25  para a Ciência, que será aplicada no dia 29 de abril, no campus Chapecó, e terá a

26  participação de 884 (oitocentos e oitenta e quatro) acadêmicos do primeiro período dos

27  cursos de graduação de todos os campi da UFFS. Também comunicou sobre o lançamento

28  de três editais de pesquisa, que está previsto para ocorrer a partir de maio, que são dois

29  externos: o Edital PROBIC/FAPERGS, para os campi do Rio Grande do Sul, e o Edital

30  PIBIC/CNPq, e um interno: PIBIC/UFFS, e que a intenção, até o fim do ano, é de oferecer 205

31  (duzentas e cinco) bolsas aos alunos da UFFS. O Presidente citou, também, sobre a versão

32  do Regulamento da Pesquisa que está sendo elaborada junto ao Comitê Assessor, será

33  levada aos campi para discussão com os docentes nos meses de maio e junho, e, após,

34  enviada à Câmara para aprovação. Para finalizar os comunicados, o conselheiro Paulo

35  Afonso Hartmann informou a sua participação na reunião em virtude da ausência do

36  conselheiro titular Gismael Francisco Perin. Após os comunicados, passou-se à aprovação da

37  ordem do dia. O conselheiro Adolfo Firmino da Silva Neto sugeriu o acréscimo do item de

38  pauta "processo de distribuição interna para a chamada FINEP dos próximos anos”. A

39  conselheira Siomara Aparecida Marques solicitou o adiamento da relatoria do processo nº

40  23205.001745/2012-91: projeto do Programa de Pós-Graduação - Mestrado - em Estudos

41  Linguísticos. O conselheiro Christy Ganzert Gomes Pato propôs o acréscimo dos itens

42  "critérios para avaliação dos projetos de pesquisa” e "critérios para definição de relatorias de

43  matérias da Câmara”. Por último, o conselheiro Adolfo Firmino da Silva Neto solicitou que

44  fosse incluído mais um item denominado "critérios de montagem de laboratórios de

45  graduação com vistas à pós-graduação”. As proposições foram aceitas e a ordem do dia,

46  aprovada. O Presidente apresentou o primeiro item de pauta solicitando para que

47  conselheiros que tivessem interesse em participar da Comissão responsável pela elaboração

48  da Metodologia das Câmaras, que se manifestassem. O conselheiro Christy Ganzert Gomes

49  Pato se candidatou a fazer parte da comissão. Os membros aprovaram a manifestação do

50  conselheiro, sendo ele eleito por unanimidade. Em seguida, foi apresentado, pelo Presidente,

51  o calendário de reuniões de 2012. Os membros decidiram que fosse mantida a próxima

52  reunião do dia 22 (vinte e dois) de maio, e que as demais datas fossem marcadas em dias

53  diferentes às terças-feiras, em função do trabalho de alguns professores em sala de aula.

54  Portanto, decidiu-se que, na próxima reunião, sejam apresentadas outras opções de datas,

55  pela Presidência. Na sequência, o Presidente apresentou o memorando nº

56  035/PROPEPG/2012, que trata da designação da Comissão de avaliação dos pedidos de

57  auxílio à participação em eventos científicos dos estudantes, de acordo com a Resolução nº

58  001/2012-CONSUNI/CPPG, tendo como membros da comissão a Diretora de Pesquisa,

59  profa. Dra. Maria Helena Cordeiro, e a Chefe da Divisão de Iniciação Científica e Tecnológica,

60  Eliane Vilma Simon Sinigoski. A designação foi aprovada pelos membros, por unanimidade.

61  Pelo adiamento do quarto item de pauta, passou-se para o quinto item, o qual, o conselheiro

62  Marcelo Jacó Krug apresentou sua relatoria referente à solicitação nº 009340/2011: projeto de

63  curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Integral, para oferta no campus Erechim,

64  votando pela aprovação do projeto do curso, que está previsto para o período de maio de

65  2012 a novembro de 2013, com carga horária total de 424 horas/aula e oferta de 50

66  (cinquenta) vagas. A Câmara aprovou, por unanimidade, o voto do relator. Logo, iniciou-se a

67  relatoria do processo nº 23205.002650/2012-94: projeto de curso de Pós-Graduação Lato

68  Sensu em Orientação Educacional, para oferta no campus Cerro Largo, pelo conselheiro

69  Josuel Alfredo Vilela Pinto, que votou pela aprovação da proposta de curso, com carga

70  horária total de 440 horas/aula e oferta de 35 (trinta e cinco) vagas. O Presidente informou

71  que irá solicitar à Diretoria de Pós-Graduação a verificação e o acréscimo das informações

72  constantes no item "II. Ajustes identificados na proposta”, do relato. A Câmara aprovou, por

73  unanimidade, o voto do relator. Logo, iniciou-se a discussão a respeito do sétimo item de

74  pauta. O conselheiro Adolfo Firmino da Silva Neto propôs a criação de um modelo padrão

75  para a elaboração/submissão de projetos ao FINEP. O conselheiro João Alfredo Braida

76  relatou experiências de outras IES, que possuem diferentes campi, através da criação de

77  subprojetos para atender aos campi. Neste item, ficou acordada a constituição de uma

78  Comissão para a elaboração dos projetos e subprojetos de editais provindos do FINEP, com

79  os seguintes membros integrantes: ADOLFO FIRMINO NETO, JOSUEL ALFREDO VILELA

80  PINTO, MARIA HELENA CORDEIRO (representando a PROPEPG), PAULO AFONSO

81  HARTMANN e MARCELO JACÓ KRUG. Esta comissão terá um prazo de 60 dias para

82  apresentar os critérios de elaboração dos projetos. Após, o conselheiro Christy Ganzert

83  Gomes Pato comentou sobre os critérios para avaliação dos projetos de pesquisa e sugeriu

84  criar uma comissão para avaliar os projetos, ou solicitar ao Comitê Assessor de Pesquisa

85  (CAP) que elabore uma minuta sistematizando os processos de avaliação, e envie à Câmara

86  para aprovação. O conselheiro Paulo Hartmann propôs que os membros da CPPG

87  discutissem com os membros do CAP os critérios de avaliação dos projetos de pesquisa nos

88  diferentes editais. Foi consensualizado que os membros da CPPG: CHRISTY GANZERT

89  GOMES PATO, JOSUEL ALFREDO VILELA PINTO e MARCELO JACÓ KRUG, participem

90  das reuniões do Comitê Assessor de Pesquisa, sempre quando houver discussão dos

91  critérios para avaliação dos projetos de pesquisa institucionais. Como nono item de pauta, o

92  conselheiro Christy Ganzert Gomes Pato sugeriu que a Câmara definisse um critério

93  provisório para a escolha de relatores às matérias, priorizando os conselheiros que tenham

94  afinidade com a área que será relatada, e na ausência dessa opção, que seja elegida pessoa

95  externa à Câmara. O Presidente apresentou a minuta de metodologia para reuniões da

96  Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação, elaborada pela presidência. A minuta foi

97  encaminhada aos membros para conhecimento. O conselheiro Adolfo Firmino da Silva Neto

98  consultou os membros quanto à possibilidade de escolha de relator externo, como consultor

99  técnico. O Presidente considerou a informação como relevante, e, na ocasião, encaminhou

100  que o conselheiro Christy Ganzert Gomes Pato levasse a minuta de metodologia à Comissão,

101  a qual é membro, na instância do Conselho Universitário, para que decidam os

102  procedimentos. Em seguida, como último item de pauta, o conselheiro Adolfo Firmino da Silva

103  Neto expôs a necessidade de a Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação conhecer os

104  procedimentos adequados para a montagem de laboratórios de graduação, e a possibilidade

105  de organizar junto à pós-graduação e pesquisa. O Presidente declarou que a implantação dos

106  laboratórios de pesquisa está previsto para um próximo momento, visto que o orçamento para

107  implantação dos laboratórios atende somente às necessidades da graduação, na atualidade.

108  O Presidente, também, encaminhou que o coordenador dos laboratórios seja convidado para

109  fornecer esclarecimentos à Câmara na próxima reunião. O conselheiro Herton Castiglioni

110  Lopes sugeriu que, primeiramente, este assunto fosse discutido no Conselho de Campus. O

111  conselheiro Adolfo Firmino da Silva Neto concordou e informou sobre a peculiaridade dos

112  campi do Paraná, que não consegue recursos de agências financiadoras em função do CNPJ

113  da Universidade estar alocado em Santa Catarina, ratificando a necessidade deste debate. Ao

114  final da reunião, o conselheiro João Alfredo Braida comunicou sobre a agenda do Reitor com

115  os campi nos próximos dias para debater sobre a efetivação de convênios com as fundações.

116  O conselheiro Adolfo Firmino da Silva Neto solicitou a divulgação do I Seminário de

117  Tecnologias Industriais, no dia dezoito de maio, na cidade de Cascavel-PR. O Presidente

118  ressaltou a importância dos membros participarem dos debates sobre as fundações,

119  ratificando a colocação do conselheiro João Alfredo Braida. Sendo dezesseis horas e cinco

120  minutos foi encerrada a reunião, da qual eu, Kelli Fiorentin, Secretária da Câmara de

121  Pesquisa e Pós-Graduação, lavrei a presente Ata, que aprovada, será devidamente assinada

122  por mim e pelo Presidente.

Data do ato: Chapecó-SC, 24 de abril de 2012.
Data de publicação: 07 de abril de 2017.

Joviles Vitório Trevisol
Presidente da Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação