ATA Nº 1/CONSUNI CPPG/UFFS/2012
1 Aos vinte e quatro dias do mês de abril do ano de dois mil e doze, às quatorze horas, no
2 Auditório da Unidade Bom Pastor, do Campus Chapecó da UFFS, em Chapecó-SC, fo
3 realizada a 1ª Reunião da Câmara de Pesquisa e Pós-graduação do Conselho Universitário -
4 CONSUNI, da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, presidida pelo Prof. JOVILES
5 VITÓRIO TREVISOL, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-graduação. Fizeram-se presentes à
6 sessão os seguintes conselheiros: JOÃO ALFREDO BRAIDA (Diretor do Campus
7 Realeza). Representantes Docentes: CHRISTY GANZERT GOMES PATO (Campus
8 Chapecó), FABRÍCIO BUENO BORGES DOS SANTOS (Campus Chapecó), HERTON
9 CASTIGLIONI LOPES (Campus Cerro Largo), MARCELO JACÓ KRUG (Campus Cerro
10 Largo), MARIA SILVIA CRISTOFOLI (Campus Erechim), PAULO AFONSO HARTMANN
11 (Campus Erechim - Suplente), JOSUEL ALFREDO VILELA PINTO (Campus Laranjeiras do
12 Sul), SIOMARA APARECIDA MARQUES (Campus Laranjeiras do Sul), ADOLFO FIRMINO DA
13 SILVA NETO (Campus Realeza). Representante STA: JULIANO COLLET. Não compareceu
14 à reunião por motivos justificados o conselheiro: DANILO ENRICO MARTUSCELLI
15 (Docente do Campus Chapecó), GISMAEL FRANCISCO PERIN (Docente do Campus
16 Erechim). Não compareceu à reunião e não justificou a ausência: SOLANGE MARIA DA
17 SILVA (Campus Chapecó); (MARCOS ROBERTO DA SILVA (Docente do Campus Realeza);
18 LEIDIANE APARECIDA DA CRUZ (Representante Discente); NELSON GOMES
19 (Representante da Comunidade Externa do Estado do Paraná). Fez-se presente à reunião,
20 na condição de participante ouvinte: JOSÉ CARLOS RADIN (Diretor de Pós-Graduação).
21 Verificado o quorum, o Presidente declarou aberta a reunião. A reunião iniciou com a
22 apreciação da ata da 5ª Reunião Ordinária de 2011. A ata foi aprovada pelos membros da
23 Câmara. Na sequência, passou-se aos comunicados da presidência da Câmara, que informou
24 sobre a prova de seleção para calouros concorrentes à bolsas do Programa Jovens Talentos
25 para a Ciência, que será aplicada no dia 29 de abril, no campus Chapecó, e terá a
26 participação de 884 (oitocentos e oitenta e quatro) acadêmicos do primeiro período dos
27 cursos de graduação de todos os campi da UFFS. Também comunicou sobre o lançamento
28 de três editais de pesquisa, que está previsto para ocorrer a partir de maio, que são dois
29 externos: o Edital PROBIC/FAPERGS, para os campi do Rio Grande do Sul, e o Edital
30 PIBIC/CNPq, e um interno: PIBIC/UFFS, e que a intenção, até o fim do ano, é de oferecer 205
31 (duzentas e cinco) bolsas aos alunos da UFFS. O Presidente citou, também, sobre a versão
32 do Regulamento da Pesquisa que está sendo elaborada junto ao Comitê Assessor, será
33 levada aos campi para discussão com os docentes nos meses de maio e junho, e, após,
34 enviada à Câmara para aprovação. Para finalizar os comunicados, o conselheiro Paulo
35 Afonso Hartmann informou a sua participação na reunião em virtude da ausência do
36 conselheiro titular Gismael Francisco Perin. Após os comunicados, passou-se à aprovação da
37 ordem do dia. O conselheiro Adolfo Firmino da Silva Neto sugeriu o acréscimo do item de
38 pauta "processo de distribuição interna para a chamada FINEP dos próximos anos”. A
39 conselheira Siomara Aparecida Marques solicitou o adiamento da relatoria do processo nº
40 23205.001745/2012-91: projeto do Programa de Pós-Graduação - Mestrado - em Estudos
41 Linguísticos. O conselheiro Christy Ganzert Gomes Pato propôs o acréscimo dos itens
42 "critérios para avaliação dos projetos de pesquisa” e "critérios para definição de relatorias de
43 matérias da Câmara”. Por último, o conselheiro Adolfo Firmino da Silva Neto solicitou que
44 fosse incluído mais um item denominado "critérios de montagem de laboratórios de
45 graduação com vistas à pós-graduação”. As proposições foram aceitas e a ordem do dia,
46 aprovada. O Presidente apresentou o primeiro item de pauta solicitando para que
47 conselheiros que tivessem interesse em participar da Comissão responsável pela elaboração
48 da Metodologia das Câmaras, que se manifestassem. O conselheiro Christy Ganzert Gomes
49 Pato se candidatou a fazer parte da comissão. Os membros aprovaram a manifestação do
50 conselheiro, sendo ele eleito por unanimidade. Em seguida, foi apresentado, pelo Presidente,
51 o calendário de reuniões de 2012. Os membros decidiram que fosse mantida a próxima
52 reunião do dia 22 (vinte e dois) de maio, e que as demais datas fossem marcadas em dias
53 diferentes às terças-feiras, em função do trabalho de alguns professores em sala de aula.
54 Portanto, decidiu-se que, na próxima reunião, sejam apresentadas outras opções de datas,
55 pela Presidência. Na sequência, o Presidente apresentou o memorando nº
56 035/PROPEPG/2012, que trata da designação da Comissão de avaliação dos pedidos de
57 auxílio à participação em eventos científicos dos estudantes, de acordo com a Resolução nº
58 001/2012-CONSUNI/CPPG, tendo como membros da comissão a Diretora de Pesquisa,
59 profa. Dra. Maria Helena Cordeiro, e a Chefe da Divisão de Iniciação Científica e Tecnológica,
60 Eliane Vilma Simon Sinigoski. A designação foi aprovada pelos membros, por unanimidade.
61 Pelo adiamento do quarto item de pauta, passou-se para o quinto item, o qual, o conselheiro
62 Marcelo Jacó Krug apresentou sua relatoria referente à solicitação nº 009340/2011: projeto de
63 curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Integral, para oferta no campus Erechim,
64 votando pela aprovação do projeto do curso, que está previsto para o período de maio de
65 2012 a novembro de 2013, com carga horária total de 424 horas/aula e oferta de 50
66 (cinquenta) vagas. A Câmara aprovou, por unanimidade, o voto do relator. Logo, iniciou-se a
67 relatoria do processo nº 23205.002650/2012-94: projeto de curso de Pós-Graduação Lato
68 Sensu em Orientação Educacional, para oferta no campus Cerro Largo, pelo conselheiro
69 Josuel Alfredo Vilela Pinto, que votou pela aprovação da proposta de curso, com carga
70 horária total de 440 horas/aula e oferta de 35 (trinta e cinco) vagas. O Presidente informou
71 que irá solicitar à Diretoria de Pós-Graduação a verificação e o acréscimo das informações
72 constantes no item "II. Ajustes identificados na proposta”, do relato. A Câmara aprovou, por
73 unanimidade, o voto do relator. Logo, iniciou-se a discussão a respeito do sétimo item de
74 pauta. O conselheiro Adolfo Firmino da Silva Neto propôs a criação de um modelo padrão
75 para a elaboração/submissão de projetos ao FINEP. O conselheiro João Alfredo Braida
76 relatou experiências de outras IES, que possuem diferentes campi, através da criação de
77 subprojetos para atender aos campi. Neste item, ficou acordada a constituição de uma
78 Comissão para a elaboração dos projetos e subprojetos de editais provindos do FINEP, com
79 os seguintes membros integrantes: ADOLFO FIRMINO NETO, JOSUEL ALFREDO VILELA
80 PINTO, MARIA HELENA CORDEIRO (representando a PROPEPG), PAULO AFONSO
81 HARTMANN e MARCELO JACÓ KRUG. Esta comissão terá um prazo de 60 dias para
82 apresentar os critérios de elaboração dos projetos. Após, o conselheiro Christy Ganzert
83 Gomes Pato comentou sobre os critérios para avaliação dos projetos de pesquisa e sugeriu
84 criar uma comissão para avaliar os projetos, ou solicitar ao Comitê Assessor de Pesquisa
85 (CAP) que elabore uma minuta sistematizando os processos de avaliação, e envie à Câmara
86 para aprovação. O conselheiro Paulo Hartmann propôs que os membros da CPPG
87 discutissem com os membros do CAP os critérios de avaliação dos projetos de pesquisa nos
88 diferentes editais. Foi consensualizado que os membros da CPPG: CHRISTY GANZERT
89 GOMES PATO, JOSUEL ALFREDO VILELA PINTO e MARCELO JACÓ KRUG, participem
90 das reuniões do Comitê Assessor de Pesquisa, sempre quando houver discussão dos
91 critérios para avaliação dos projetos de pesquisa institucionais. Como nono item de pauta, o
92 conselheiro Christy Ganzert Gomes Pato sugeriu que a Câmara definisse um critério
93 provisório para a escolha de relatores às matérias, priorizando os conselheiros que tenham
94 afinidade com a área que será relatada, e na ausência dessa opção, que seja elegida pessoa
95 externa à Câmara. O Presidente apresentou a minuta de metodologia para reuniões da
96 Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação, elaborada pela presidência. A minuta foi
97 encaminhada aos membros para conhecimento. O conselheiro Adolfo Firmino da Silva Neto
98 consultou os membros quanto à possibilidade de escolha de relator externo, como consultor
99 técnico. O Presidente considerou a informação como relevante, e, na ocasião, encaminhou
100 que o conselheiro Christy Ganzert Gomes Pato levasse a minuta de metodologia à Comissão,
101 a qual é membro, na instância do Conselho Universitário, para que decidam os
102 procedimentos. Em seguida, como último item de pauta, o conselheiro Adolfo Firmino da Silva
103 Neto expôs a necessidade de a Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação conhecer os
104 procedimentos adequados para a montagem de laboratórios de graduação, e a possibilidade
105 de organizar junto à pós-graduação e pesquisa. O Presidente declarou que a implantação dos
106 laboratórios de pesquisa está previsto para um próximo momento, visto que o orçamento para
107 implantação dos laboratórios atende somente às necessidades da graduação, na atualidade.
108 O Presidente, também, encaminhou que o coordenador dos laboratórios seja convidado para
109 fornecer esclarecimentos à Câmara na próxima reunião. O conselheiro Herton Castiglioni
110 Lopes sugeriu que, primeiramente, este assunto fosse discutido no Conselho de Campus. O
111 conselheiro Adolfo Firmino da Silva Neto concordou e informou sobre a peculiaridade dos
112 campi do Paraná, que não consegue recursos de agências financiadoras em função do CNPJ
113 da Universidade estar alocado em Santa Catarina, ratificando a necessidade deste debate. Ao
114 final da reunião, o conselheiro João Alfredo Braida comunicou sobre a agenda do Reitor com
115 os campi nos próximos dias para debater sobre a efetivação de convênios com as fundações.
116 O conselheiro Adolfo Firmino da Silva Neto solicitou a divulgação do I Seminário de
117 Tecnologias Industriais, no dia dezoito de maio, na cidade de Cascavel-PR. O Presidente
118 ressaltou a importância dos membros participarem dos debates sobre as fundações,
119 ratificando a colocação do conselheiro João Alfredo Braida. Sendo dezesseis horas e cinco
120 minutos foi encerrada a reunião, da qual eu, Kelli Fiorentin, Secretária da Câmara de
121 Pesquisa e Pós-Graduação, lavrei a presente Ata, que aprovada, será devidamente assinada
122 por mim e pelo Presidente.
Data do ato: Chapecó-SC, 24 de abril de 2012.
Data de publicação: 07 de abril de 2017.
Joviles Vitório Trevisol
Presidente da Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação