RESOLUÇÃO Nº 2/CCCELS/UFFS/2023

Inclui Componente(s) Curricular(es) Optativo(s) nas estruturas curriculares do Curso de Ciências Econômicas do Campus Laranjeiras do Sul

A Coordenação do Curso de Graduação em Ciências Econômicas do Campus Laranjeiras do Sul, da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, no uso de suas atribuições legais, considerando a decisão do colegiado do curso, registrada ATA Nº 11/CCCE-LS/UFFS/2023 de 18 de dezembro de 2023, e considerando:

a) a necessidade do curso de aumentar as possibilidades de flexibilidade curricular através do aumento de oferta de CCRs optativos;

b) a necessidade de aproveitamento de CCRs já oferecidos em outra matriz do curso ou em cursos afins.

c) urgência em implementar estes componentes, pois temos alunos que precisam fazer a validação de CCRs para conseguirem se formar.

 

RESOLVE:

Art. 1º Incluir o Componente Curricular GCS575 - Introdução à administração rural, no rol de CCRs optativos da estrutura curricular 2014, do Curso de Ciências Econômicas, conforme quadro de ementário abaixo:

Código

COMPONENTE CURRICULAR

Horas

GCS575

INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO RURAL

45

EMENTA

Princípios da administração. Teorias administrativas. Modelos de organização. Planejamento estratégico. Gestão da produção, financeira, marketing, gestão de pessoas. Empreendedorismo. Liderança.

OBJETIVO

Capacitar o engenheiro a compreender a administração de organizações e o gerenciamento da produção e circulação de bens e serviços, a partir dos conceitos de produtividade, eficiência e eficácia do trabalho humano, enfatizando as funções da administração e o ciclo administrativo nas unidades de produção agrícola.

REFERÊNCIAS BÁSICAS

CASTRO, A. J. C. de (Elab. tec.). Administração e planejamento da empresa rural. Curitiba: EMATER-PR, 2000. 60p. (Produtor; 59)

MAXIMIANO, A. C. A. Introdução a administração. São Paulo: Atlas, 2010.

SCHERMERHORN JR, J. Administração. 8. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2007.

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES

BERNARDES, C.; MARCONDES, R. C. Teoria Geral da administração: gerenciando organizações. São Paulo: Saraiva, 2003.

DAFT, I. R. Administração. Rio de Janeiro: LTC, 1999.

MAXIMIANO, A. C. A. Teoria Geral da Administração: da revolução urbana à revolução digital. São Paulo: Atlas, 2002.

RIBEIRO, A. de L. Teorias da Administração. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2009.

ROBBINS, S. P. Administração: Mudanças e perspectivas. São Paulo: Saraiva, 2000.

SILVA, R. O. Teorias da administração. São Paulo: Pioneira, 2001.


Art. 2º Incluir os Componentes Curriculares GCS411 Pesquisa mercadológica e GCS416 Mercado de capitais e derivativos, no rol de CCRs optativos da estrutura curricular 2012, do Curso de Ciências Econômicas, conforme quadros de ementários abaixo:

 

Código

COMPONENTE CURRICULAR

Horas

GCS411

PESQUISA MERCADOLÓGICA

30

EMENTA

Conceitos, definições e métodos de pesquisa em marketing. Sistema de Informações em

Marketing. Processo e prática de pesquisa em marketing. Coleta de dados secundários e

primários. Análise de pesquisa em marketing.

OBJETIVO

Capacitar o acadêmico para desenvolver estudos de mercado, com foco no levantamento, na análise e apresentação de informações úteis para a tomada de decisão estratégica nas organizações.

REFERÊNCIAS BÁSICAS

FERREL, O. C.; HARTLINE, Michael D. Estratégia de Marketing. São Paulo: Cengage Learning, 2009.

MALHOTRA, Naresh K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 6. ed. Porto Alegre: Bookman, 2012.

MOTTA, Isabela M. Manual como elaborar uma pesquisa de mercado. Belo Horizonte: SEBRAE/MG, 2005.

MCDANIEL, Carl; GATES, Roger. Pesquisa de marketing. São Paulo: Thomson Learning, 2003.

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES

AAKER, David; KUMAR, Vinay; DAY, George. Pesquisa de marketing. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

MATTAR, N. F. Pesquisa de Marketing: metodologia, planejamento e execução. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2014. v. 1 e 2.

STEVENSON, William J. Stevenson. Estatística aplicada à administração. São Paulo: Harper e Row do Brasil, 2001.

ZIKMUND, William G. Princípios da pesquisa de marketing. 2. ed. São Paulo: Thomson Learning, 2011.


Código

COMPONENTE CURRICULAR

Horas

GCS416

MERCADO DE CAPITAIS E DERIVATIVOS

60

EMENTA

Introdução à moderna teoria de investimento financeiro, ao Sistema Financeiro Nacional e ao Mercado de Capitais. Seleção de ativos com base na análise risco x retorno. Aspectos comportamentais na decisão de investimento. Agentes do mercado: hedgers, especuladores e arbitradores. Modelo de Precificação de Ativos de Capital (CAPM). Títulos do Mercado de Capitais – tipos, conceitos e diferenciação e riscos. Mercados Organizados. Derivativos – swap, hedge, futuros, a termo e opções. Carteira Eficiente e Métodos de análise de investimentos em ações – análise técnica e fundamentalista.

OBJETIVO

Propiciar aos acadêmicos uma visão geral do mercado de capitais e derivativos e das teorias fundamentais que descrevem o funcionamento deste, como primeiro passo para o exercício profissional do economista na área de aplicações e investimentos. Em um segundo momento, esta disciplina visa também preparar para o entendimento das teorias do mercado de capitais e suas inter-relações com os demais mercados financeiros, criando a possibilidade de melhorar a obtenção de recursos compatíveis com os processos produtivos da economia.

REFERÊNCIAS BÁSICAS

CASAGRANDE NETO, Humberto; SOUSA, Lucy A.; ROSSI, Maria Cecília. Guia do

mercado de capitais. 2. ed. rev. e atual. São Paulo: Ed. Nacional, 2006. 111 p.

CAVALCANTE, Francisco; MISUMI, Jorge Yoshio; RUDGE, Luiz Fernando. Mercado de capitais: o que é, como funciona. 7. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Campus, 2009. 395 p.

FORTUNA, E. Mercado Financeiro: produtos e Serviços. 19. ed. Rio de janeiro: Qualitymark, 2013.

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES

BANCO CENTRAL DO BRASIL. Finanças Públicas: sumário dos planos brasileiros de estabilização e glossário de instrumentos e normas relacionadas à política econômico-financeira. 4. ed. Brasília: Depec, 2004. Disponível em: <http://www.bcb.gov.br/?MANFINPUB>.

______. Relatório de Política Monetária. Brasília: Depec, 2004. Disponível em: <http://www.bcb.gov.br/?RELPOM>.

______. Relatório Econômico Anual. Brasília: Depec, 2003. Disponível em: <http://www.bcb.gov.br/?BOLETIM2003>.

LOPES, J. & ROSSETTI, J. P. Economia monetária. São Paulo: Atlas, 2009.

TEIXEIRA, Ernani. Economia monetária: a macroeconomia no contexto monetário. São Paulo: Saraiva, 2002.

GALBRAITH, John K. Moeda: de onde veio, para onde vai. São Paulo: Pioneira, 1997.

HILLBRECHT, Ronald. Economia monetária. São Paulo: Atlas, 1999.


Art. 3º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação, tendo em vista o disposto no parágrafo único do Art. 4º do Decreto nº 10.139/2019.

 

Sala de Reuniões do Colegiado do Curso de Ciências Econômicas do Campus Laranjeiras do Sul, 10ª Reunião Ordinária, em Laranjeiras do Sul-PR, 18 de dezembro de 2023.

Data do ato: Laranjeiras do Sul-PR, 18 de dezembro de 2023.
Data de publicação: 19 de dezembro de 2023.

Rafael Stefenon
Coordenador do Curso de Graduação em Ciências Econômicas do Campus Laranjeiras do Sul