MOÇÃO Nº 1/CONSCER/UFFS/2022

MOÇÃO DE APOIO

O PRESIDENTE DO CONSELHO DE CAMPUS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL - CAMPUS ERECHIM, considerando a decisão tomada na 9º Sessão Ordinária de 2022, realizada em 10 de novembro de 2022,

Torna pública a seguinte MOÇÃO DE APOIO:

Nós, Conselheiros da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS – Campus Erechim, vimos manifestar publicamente nosso apoio pelo imediato provimento de duas (02) vagas docentes para o Curso de Ciências Biológicas - Bacharelado da UFFS Campus Erechim.

O Curso de Ciências Biológicas Bacharelado iniciou as suas atividades em março de 2021. Atualmente, o curso conta com 65 matrículas ativas, tendo em vista o ingresso de duas turmas, até o momento. Para a abertura do curso, se dispuseram a auxiliar, aproximadamente 22 docentes, dos quais, seis (06) biólogos(as). Todos os docentes envolvidos com o curso já possuíam carga horária em outros cursos de Graduação. Com uma proposta de caráter inovador, o Curso de Ciências Biológicas foi construído, também, com o apoio de docentes da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS Erechim e Sananduva), docentes Biólogos(as), indispensáveis para atender áreas do Domínio Específico do curso. Essa parceria foi viabilizada por meio do convênio existente entre UFFS e UERGS. Além disso, foram solicitados dois (02) códigos de vaga, nas áreas de Botânica e Genética, como contrapartida institucional para a abertura do curso. Essas duas áreas estão descobertas no Campus Erechim e no curso, ou seja, não há docentes com perfil nessas áreas que poderiam ministrar os componentes curriculares (CCRs) do Domínio Específico de que o curso demanda.

Para buscar estes novos códigos de vaga, foram realizadas reuniões do Colegiado do Curso, com a Direção, com a Reitoria e, até o momento, não há previsão para o provimento dessas novas vagas. Os CCRs da área de genética (Genética I, II, III e Biologia Molecular) teriam a sua previsão de oferta desde o terceiro semestre do curso. O curso possibilitou a oferta de dois (02) destes CCRs, pois um docente, Biólogo do Campus Realeza, se disponibilizou a ofertá-los (Genética I e II). Em relação à área de Botânica, o início da oferta dos CCRs dessa área estava previsto para acontecer no quarto semestre do curso, mas devido à falta de docente com perfil nessa área, o CCR não foi ofertado.

Em razão desses elementos, entendemos que as tratativas referentes aos novos códigos de vaga, pactuados com a Reitoria, no ato de abertura do Curso de Ciências Biológicas - Bacharelado no Campus Erechim, devem ser cumpridas, garantindo, desse modo, as condições mínimas necessárias para a manutenção da qualidade do curso, bem como a sua integralização.

Data do ato: Erechim-RS, 10 de novembro de 2022.
Data de publicação: 16 de novembro de 2022.

Luís Fernando Santos Corrêa da Silva
Presidente do Conselho de Campus Erechim